sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

DOM EDUARDO ROCHA QUINTELLA FAZ UMA SINOPSE DA OBRA DE TERESA DE ÁVILA - CASTELO INTERIOR OU MORADAS

31/01/2014

CASTELO INTERIOR OU MORADAS (1577)

TERESA DE ÁVILA

Este Livro é a obra monumental de Santa Teresa. Teresa tem 62 anos quando escreve sua Obra Prima: “O Castelo Interior”. É 1º de junho de 1577, vigília da festa da Santíssima Trindade. Em oração Teresa sempre pedira a Deus o conhecimento de uma alma em estado de Graça. Teve uma visão e apareceu-lhe um grande globo de cristal em forma de “castelo”, dividido em sete moradas.
O centro do castelo era a sétima morada onde habitava o Rei. Era grande o brilho de todas as moradas pois eram iluminadas a partir do centro. E quanto mais se aproximava do centro, maior era o esplendor.
A chave que abre a porta do castelo é a oração. Só entram na sétima morada aqueles que são convidados a realizar o matrimônio com o Rei, fazendo-se uma só coisa com Ele. Fora, ao redor do castelo havia uma multidão de sapos, víboras, lagartos e animais peçonhentos. Este livro é uma fascinante história de Amor entre Deus e a alma sedenta de penetrar na intimidade d’Ele. A chave que leva a esta intimidade é a Oração, diz Santa Teresa.
O Castelo Interior ou Moradas assim se divide:
Capítulos:
1ª Moradas (02 capítulos ) – Trata da iniciação da Vida de Oração. É tempo de conversão.
2ª Moradas (01 capítulo ) – Exercício das Virtudes e em especial da perseverança.
3ª Moradas (02 capítulos ) – Teresa fala da aridez e provas e de uma vivência mais radical das virtudes.
4ª Moradas (03 capítulos ) – Trata da Oração e Recolhimento interior.
5ª Moradas (04 capítulos ) – União com Deus e amor ao próximo.
6ª Moradas (11 capítulos ) – Narra as Graças extraordinárias que Teresa recebe.
7ª Moradas (04 capítulos ) – Trata do Matrimônio Espiritual, plenitude de vida Cristã a serviço da Igreja.
01 – Ideal Apostólico de Teresa
Teresa sente arder dentro de seu peito um fogo especial: o Espírito Apostólico. Deseja-se salvar almas, é porque quer fazer o seu Jesus – Sua Majestade – como o chama mais amado e o Seu nome propagado por toda a terra.
Interessa-se pelos Padres e os Teólogos, letrados como Teresa os chamam. Quer que também as suas filhas cheguem a este ardor Missionário mesmo se as coloca atrás das grades.
Teresa é uma mulher de pé no chão, prática, ainda que entrando nas esferas mais íntimas da vida espiritual. Para ela Deus se faz presente e pode ser contemplado mesmo entre as panelas.
Santa Teresa é cuidadosa na prática das virtudes: “Se vós não procurardes adquirir as virtudes e não vos exercitardes nelas, permanecereis sempre como anãs” (7 ª M, c IV, 9), isto ela o diz nas sétimas moradas, as mais profundas, interiores e elevadas do Castelo Interior, o que quer dizer que não se pode descuidar de praticar as virtudes, isto vale até quando se tem experiência da vida Mística mais sublime. “Pensai, pois, que quanto mais vossas Irmãs forem virtuosas, mais também seus louvores serão agradáveis a Deus e mais sua oração será proveitosa ao próximo” (7ª M, c IV, 15).
Teresa compreende que mesmo buscando a perfeição é possível cair muitas vezes. “Não desanimeis quando vos acontecer cair. Nem deixeis de querer ir adiante. Dessa mesma queda tirará Deus vosso bem, como faz o vendedor de triaga (remédio contra qualquer tipo de envenenamento), que para provar sua eficácia bebe primeiro veneno” (2ª M, c Único, 9 ).
“Enfim, minhas Irmãs, concluo com este pensamento: não construamos torres sem alicerces firmes. O Senhor não olha tanto a magnificência das obras. Olha mais o amor com que são feitas” (7ª M, c IV, 15).
Os conselhos de Santa Teresa são um Evangelho vivo e ela faz resplandecer a pessoa de Jesus com toda a sua beleza para que todos se sintam atraídos por Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog