domingo, 26 de janeiro de 2014


DOM EDUARDO ROCHA QUINTELLA FAZ UMA SINTESE DA OBRA DE TERESA DE ÁVILA - CAMINHO DE PERFEIÇÃO

26/01/2014

CAMINHO DE PERFEIÇÃO – (1566-1567)

TERESA DE ÁVILA

O Livro chamado Caminho de Perfeição composto por Teresa de Jesus Monja da Ordem de Nossa Senhora do Carmo, é destinado às Monjas Descalças de Nossa Senhora do Carmo da Regra Primitiva. Foi autografado em Valladolid, por isso é chamado também de Manuscrito de Valladolid por se encontrar no Carmelo dessa cidade.

Esta foi a primeira obra de Santa Teresa que veio à Luz. O Arcebispo Dom Teotônio, mandou-a imprimir em Évora – Portugal no de 1583, um ano após a morte da Santa.

Ela mesma colocou no princípio deste livro este protesto de Fé: "Em tudo o que neste Livro disser, me sujeito ao que ensina a Santa Madre Igreja Romana e, se em algum ponto estiver contrário à sua Doutrina, será por falta de saber. E assim, aos teólogos que o hão de rever, peço, por amor de Nosso Senhor, que examinem, muito particularmente e emendem qualquer erro que acharem nesta matéria e em todas as outras. Se houver alguma coisa boa, seja para Honra e Glória de Deus e serviço de sua Mãe Sacratíssima, Patrona e Senhora nossa, de quem trago o Hábito, embora muito indigna de o vestir".
Objetivo

Falando da Fundação do primeiro Mosteiro de São José, Teresa assim se expressa: “Este cantinho do céu, onde o Senhor Deus encontra as suas Complacências” (CP, c XXXV, 12 ). Foi para estas almas que querem ser instruídas pela mãe, e a pedido seus que Teresa escreveu o Caminho de Perfeição.

Teresa explica a razão pela qual fundou o Carmelo de São José: Sendo mulher e ruim, senti-me incapaz de trabalhar como desejava para a Glória de Deus. Tendo o Senhor tantos inimigos e tão poucos amigos toda a minha ânsia era, e ainda é que ao menos estes fossem bons.

Determinei-me então a fazer este pouquinho a meu alcance, que é seguir os Conselhos Evangélicos com toda a Perfeição possível e procurar que estas Irmãs aqui enclausuradas façam o mesmo.

Confiava na grande bondade de Deus, que nunca falta a quem por Ele se decide a tudo deixar... “E, ocupadas todas em Orações pelos defensores da Igreja, Pregadores e Letrados que a sustentam ajudaríamos, no que estivesse a nosso alcance, a este Senhor meu, tão atribulado por aqueles a quem fizera tanto bem” (CP, c I, 2 ).

“Não deixa de partir meu coração ao ver como se perdem tantas almas".

Ó minhas Irmãs em Cristo! Ajudai-me a suplicar isto ao Senhor, já que para este fim vos reuniu aqui. Esta é a vossa Vocação. Estes hão de ser vossos negócios. Estes, vossos desejos. “Aqui se empreguem vossas lágrimas” ( CP, c I, 4 – 5 ).

“Que importa ficar eu no Purgatório até o dia do Juízo, se por minha oração se salvar uma só alma?”

“Se vossas orações e desejos, disciplinas e jejuns não se empregarem no que deixei indicado, ficai certas de que não realizais nem cumpris o fim pelo qual o Senhor vos reuniu aqui” (CP, c III, 6 e 10 ).

“Sim, a vida de um bom Religioso, daquele que quer ser contado entre os amigos íntimos de Deus, é um longo martírio” (CP, c XII, 1 – 2 ).

“Deus, com efeito, não se dá totalmente senão àqueles que se dão totalmente a Ele” (CP, c XXVIII, 12 ).

Capítulos:

01 – 14 – Trata do ideal do novo Carmelo a serviço da Igreja.
15 – 18 – Teresa nos apresenta as virtudes da vida Cristã como exigências para a vida de Oração: “Caridade Fraterna, desprendimento, humildade e mortificação”.
19 – 42 – Teresa escreve um tratado de Teologia da Oração Mental e a Contemplação de Deus.
É dentro destes textos que Santa Teresa vai explicar os vários modos de oração:
Oração Mental – Oração Vocal – Oração de Recolhimento – Oração de Quietude
A Eucaristia – O Perdão como prova do Amor de Deus e o Temor de Deus cujo
Fundamento é a humildade.
Ela enquadra tudo isto na Oração do Pai Nosso.
Este é o verdadeiro Caminho de Perfeição que ela traça para suas filhas. Hoje é Patrimônio Universal e não apenas das Irmãs Carmelitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog