quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Diocese Belo Horizonte - 22/01/2014

Bispo: Dom Eduardo R. Quintella

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

E-mail: domeduardorochaquintella@hotmail.com


Teresa de Jesus(Ávila) : Mulher Contemplativa

Quando se fala que uma pessoa é mística muitos tem a impressão de que se trata de uma pessoa voltada para as coisas espirituais, porém de uma maneira exagerada, ou quase chegando ao limiar da loucura. Não é este o sentido com o qual quero apresentar Teresa como uma mulher Mística, mas sim como uma mulher contemplativa voltada e aberta às moções do Espírito de uma forma muito perfeita e equilibrada.

O Místico é uma pessoa de vida contemplativa, Religiosa e cheia de experiências celestiais e divinas dentro do bom sentido da palavra. Já o misticismo é a tendência que orienta o pensamento para a busca de um absoluto, com o qual pretende a pessoa se unir normalmente por meios simbólicos. O misticismo envolve um conjunto de disposições, afetivas, intelectuais e morais, cuja meta final é a comunhão com Deus, o Todo Poderoso.

Na área da psiquiatria o fenômeno místico não é visto com muito bons olhos. Porém as Religiões, em geral procuram intensificar e exercitar o impulso místico com a prática da oração, do silêncio e do recolhimento, do jejum e abstinência, da castidade total ou periódica, visando com este comportamento chegar àquele estado de experiência Mística do Divino.

Teresa foi uma mulher Mística em todos os sentidos porque tendeu sempre para o Sagrado, o Íntimo, a Comunhão com Deus e a busca da Santidade partindo do interior. Teresa o prova quando mergulha no seu Castelo Interior para entrar em íntima Comunhão com Deus. Ardente e jubilosa entregou-se no Caminho de Perfeição buscando atingir o ideal contemplativo.

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog