quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Diocese Belo Horizonte - 22/01/2014

Bispo: Dom Eduardo R. Quintella

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

E-mail: domeduardorochaquintella@hotmail.com

Dom Eduardo Rocha Quintella - Bispo Diocesano de Belo Horizonte. Explica o Título de Doutora dado a Teresa de Ávila.

Teresa de Ávila - Doutora

Segundo o Dicionário Enciclopédico da Bíblia, trata-se daqueles carismáticos que eram capazes de instruir a Comunidade na Doutrina Cristã, não como os Profetas, mas pelo seu próprio conhecimento e compreensão, iluminados pelo Dom da Ciência.

Carisma é uma palavra derivada do Grego que significa Graça, e é geralmente traduzido por “Dom do Espírito”. Os Carismas são forças permanentes ou transitórias que Deus, pelo seu Espírito dá ao homem. Em sentido mais estrito entende-se por Carisma uma força especial, dada ao Cristão individual por via não sacramental, visando principalmente o bem do próximo para a construção da Igreja. (Ef 4, 12). Embora sendo um livre Dom de Deus o Carisma pode ser ambicionado (1 Cor 12, 31; 4, 1 . 12 . 39 ) a Oração nos dá a devida disposição para receber.

Carismas, em sentido estrito, são manifestações extraordinárias do Espírito Santo, dadas a membros individuais das Comunidades Cristãs, para benefício dos outros, sobretudo para a expansão do Cristianismo.

Ao proclamar Santa Teresa Doutora da Igreja foi reconhecido o seu Dom Carismático, ou seja, os Carismas que ela viveu implantando na Igreja a Reforma Carmelitana, escrevendo livros cheios de sabedoria, e colocando-se na Igreja como Mestra de Vida Espiritual, ensinando, aconselhando, rezando e fazendo-se canal da Graça de Deus para todos nós até os nossos dias.

Teresa é um Patrimônio da Humanidade e não simplesmente dos Carmelitas.

Teresa faz parte de um grande número de sábios que viveram a verdadeira sabedoria. Ela faz Teologia da oração, sem nem o perceber. Sua oração é comprometedora e libertadora, a verdadeira libertação que recebeu do seu próprio Mestre Jesus Cristo e a levou segura por caminhos novos.

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog