sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Diocese Belo Horizonte - 17/01/2014

Bispo: Dom Eduardo R. Quintella

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

E-mail: domeduardorochaquintella@hotmail.com

Liturgia da Palavra do IIº Domingo Comum.
19/01/2014 (Jo 1, 29-34)

A Liturgia do II Domingo do Tempo Comum. Convida os celebrantes a descobrirem sua identidade cristã. O cristão deve ser capaz de mostrar que, Jesus caminha nas estradas da nossa sociedade.

Por isso, o início do Tempo Comum é marcado por um forte apelo dirigido a cada um dos celebrantes: abrir os ouvidos para ouvir a Palavra de Deus, preparar-se para acolher a Palavra divina como proposta de vida e, colocar-se à disposição para viver de acordo com o projeto divino. É pelo ouvido, na atitude de quem ouve e acolhe a Palavra de Deus, que nasce o seguimento do discipulado cristão.

A vocação é um chamado misterioso de Deus para servir aos irmãos. Deus se serve muitas vezes de mediadores para executar o seu chamado. Para aceitarmos plenamente a figura de Jesus em nossa vida precisamos de um dado fundamental que é a vivência de fé. Crer na possibilidade de mudança através de Jesus é fundamental para nossa realização existencial.

A sociedade pensa em elaboração de projetos vazios quando deixa Deus ausente do que planeja. Ela cai em um profundo esvaziamento do essencial quando se afasta do Criador. Jesus quer morar dentro de nosso coração através de nossa aceitação. O seguimento de Cristo sempre será para todos os cristãos um grande desafio.

A Palavra é a Sabedoria de Deus vislumbrada nas maravilhas do mundo e no desenrolar da história, de modo que, em todos os tempos, os homens sempre tiveram e têm algum conhecimento dela. Os homens que encontraram Jesus começaram a conviver com ele. E no decorrer do tempo vão descobrindo que ele é o Mestre, o Messias, o Filho de Deus. O mesmo acontece conosco: enquanto caminhamos com Cristo, vamos progredindo no conhecimento a respeito dele.

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog