sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Dom Eduardo R. Quintella - Bispo Diocesano BH. Fala do caráter do Batismo no Cristão. 10/01/2014

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

E-mail: domeduardorochaquintella@hotmail.com

Batismo: Manifestação de Deus

Batismo é o sacramento do novo nascimento, que nos enxerta em Cristo, fazendo-nos filhos de Deus, seguidores de Cristo, introduzindo-nos no novo Povo de Deus, a Igreja e livrando-nos do pecado. O batismo é o sacramento pelo qual renascemos para a graça de Deus e nos tornamos cristãos.

Pelo batismo cada um de nós é servo do Senhor a serviço da comunidade Igreja, e responsável por estabelecer a justiça na sociedade.
No Evangelho o batismo de Jesus é uma manifestação de Deus. É assim que deve ser o batismo do cristão. Poderíamos dizer que o batizado é um homem no qual se manifesta o Deus trinitário, em virtude da relação pessoal que mantém com cada uma das pessoas divinas.

O batismo é, ao mesmo tempo, manifestação da ação de Deus no homem: uma ação purificadora, que manifesta o perdão de Deus; uma ação transformadora, que ressalta o poder de Deus; uma ação unificadora das energias e capacidades do cristão, que acentua o mistério unitário de Deus; uma ação vivificante, que revela, através do homem, a extraordinária vida de Deus uno e trino. O Catecismo diz que o batismo imprime caráter, ou seja, é recebido uma única vez para toda a vida.

A marca da impressão batismal permanece. Uma marca que é memória, que é um convite: Lembra-te que és um batizado, Seja o que você é, viva o que você é. Você é livre, mas a marca divina indica o verdadeiro caminho para a sua liberdade, longe das ilusões falsas. Devemos, todos os dias, ratificar com a vida a marca divina, que temos impressa na alma. Devemos testemunhar decididamente, com valentia, a transformação que Deus
operou no nosso ser através do batismo.

A festa do batismo do Senhor leva-nos cada vez mais a conscientizarmos, que, quem vive conscientemente o seu batismo dia após dia, o mesmo não será o sacramento da inconsciência, mas o sacramento da manifestação diária de Deus na vida, na fé e nas atitudes do batizado.

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog