terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Diocese Católica De Belo Horizonte 

Bispo: Dom Eduardo Rocha Quintella

Brasão De Armas De Dom Eduardo R. Quintella 


Como lema adotou a seguinte expressão:


“O Senhor disse a Abraão:

Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai, e vai para a terra que eu te 
mostrar" (Gn 12,1)

Brasão Oficial e Lema de

Dom Eduardo Rocha Quintella

Brasão e lema

O vermelho no campo inferior do brasão a esquerda junto com o roxo a direita lembra o fogo (Espírito) e o sangue (Martírio), para caracterizar o ministério episcopal com determinação determinada e vigor na evangelização, na profecia e na oblação da vida, especialmente pelos empobrecidos, feridos e pequeninos de Deus.

Ao centro encontramos dois elementos dentro de um circulo em movimento: dentro estão as duas fontes da vida da Igreja e do ministério do bispo, a Eucaristia e a essência da vida cristã, o amor, cuja expressão maior é a cruz. Do circulo central saem raios de luz para iluminar o martírio (vermelho) e consequentemente a paz(branco).

No campo superior, o verde à esquerda e branco à direita; indicam a esperança e a paz, serenidade e a ternura assumida nas atitudes do bispo, que se vai esmaecendo quando se aproxima da Luz, que é Deus, tudo em todos.

Os quatro campos estão ancorados por uma cruz amarela, ourificando toda a vida cristã, formando o cenário-vital para o encontro pessoal e comunitário com o Senhor, para a experiência de Deus no mundo contemporâneo.

Atrás se encontra o báculo, símbolo do serviço pastoral e do cuidado com o povo de Deus. O cajado sinaliza a procura e a ida ao encontro das pessoas, sobretudo das que mais precisam de acolhimento.

A cor amarela e a cruz em seu topo com quatro estrelas vermelhas representam, ao mesmo tempo, os quatros Evangelhos, palavra de Deus, alimento importante e significativo na vida eclesial do Bispo gerando humildade e sobriedade para o dialogo em meio ao pluralismo.

Em cima, o chapéu prelatício com abas largas, reverência diante de Deus, lembra o chamado à santidade e o testemunho do bispo. Seis nós contornam o brasão de verde, símbolo de esperança e liberdade.

Em baixo, na base, no listel, o lema "Dos Servos o Menor", como fundamento de todas as coisas e como explicação única para este ato de fé: ser bispo na Igreja de Jesus Cristo, na verdade, o menor e o último dos bispos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog