terça-feira, 4 de março de 2014

Dom Eduardo R. Quintella – Bispo Diocesano de Belo Horizonte – Exorta o sentido litúrgico da Quarta feira de Cinzas

04/03/2014

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

Email: domeduardorochaquintella@yahoo.com.br

SENTIDO LITÚRGICO DA QUARTA FEIRA DE CINZAS

A Liturgia da Palavra da quarta feira de cinzas inicia o período quaresmal, e nos da orientação correta para vivermos frutuosamente a Quaresma, tempo de graça e penitência.

Penitência e arrependimento não é caminho de tristeza, de depressão, mas caminho de luz e de alegria, porque, nos levam a reconhecer a nossa verdade de pecadores, também nos abrem ao amor e à misericórdia do Pai.

Com todo o povo de Deus, somos convidados a abrir caminho, a voltar-nos para o Senhor, a deixar-nos reconciliar, dar a Cristo ocasião de tomar sobre Si o nosso pecado, porque só Ele o conhece e pode perdoar.

Renovados pelo amor, podemos viver alegre e confiante na presença de Deus, nosso Pai, cumprindo humildemente tudo quanto Lhe agrada e é útil para os irmãos.

Jesus, no evangelho, mostra-nos qual deve ser a nossa atitude quando praticamos obras de penitência (tais como a esmola, a oração, o jejum), e insiste na retidão interior, garantida pela intimidade com o Pai.

Nós podemos ser tentados a fazer o bem para obtermos a admiração dos outros. Mas essa atitude, por um lado, fecha-nos em nós mesmos, por outro lado projeta-nos para fora de nós, tornando-nos dependentes da opinião dos outros.

Façamos nesta Quaresma as obras de penitência que pudermos. Mas façamo-las na intimidade e na presença do Senhor, que havemos de procurar na oração, na Eucaristia, na comunidade.

Não esqueçamos Da nossa conversão, que nos é exigida pelo fiel cumprimento dos nossos compromissos com Deus e com os irmãos.

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog