segunda-feira, 3 de março de 2014

Dom Eduardo R. Quintella – Bispo Diocesano de Belo Horizonte – Exorta o sentido litúrgico Sacramental da Quaresma.

03/03/2014

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

Email: domeduardorochaquintella@yahoo.com.br

QUARESMA:TEMPO LITÚRGICO SACRAMENTAL

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, marca para preparar os cristãos para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina no sábado anterior ao Domingo de Ramos, os católicos realizam a preparação para a Páscoa.

O período é reservado para a reflexão e conversão espiritual. Somos convidados a fazer uma comparação entre nossas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Devemos intensificar a prática dos princípios essenciais da fé com o objetivo de sermos pessoas melhores, e proporcionar o bem para os demais.

O caminho para o qual a Quaresma nos convida realiza-se, em primeiro lugar, na oração: as comunidades cristãs devem tornar-se, nestas semanas, autênticas escolas de oração. Depois, outro objetivo privilegiado é a aproximação dos fiéis ao Sacramento da reconciliação, para que cada um possa voltar a descobrir Cristo como mysterium pietatis, no qual Deus nos mostra o seu coração compassivo e nos reconcilia plenamente Consigo (Novo millennio ineunte, 37).

Nesta quaresma somos também convidados a dedicar mais tempo a oração, pois, como nos lembra o Papa Bento XVI na sua carta-encíclica Deus é amor, nós podemos observar na vida dos santos que quem caminha para Deus, não se afasta dos homens, antes torna-se-lhes vizinho. Hoje, diante de tanto ruído e solicitações, a quaresma nos convida a oração, ao silêncio para escutar melhor o que Deus quer nos dizer através dos acontecimentos e das pessoas.

Este tempo sacramental, nos dá o pleno sentido da vida, quando tomamos consciência de nós mesmos e de nossa responsabilidade como Cristãos Autênticos. Saibam vencer as tentações, não cometam o pecado da omissão durante a Semana Santa. Vivam plenamente o Tempo da quaresma participando ativamente dos eventos alusivos ao referido tempo, seguindo as orientações da Igreja, no que se refere aos deveres e obrigações que nos cabem em todos os ritos da Semana Santa.

Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog