terça-feira, 25 de março de 2014

BÍBLIA LIVRO DA COMUNIDADE

Toda a Palavra do Pai se concentra no Filho, que, ao entrar no tempo, historicista toda a Palavra de Deus e a faz transformar-se em sinal operante de salvação. Jesus Cristo, a Palavra viva de Deus, se engaja na história do povo. Cristo assume a história de opressão, de escravidão, de pecado para fazê-la história de libertação e de salvação.
Percebe-se que o povo de Deus, no decorrer dos anos, registrou por escrito a sua experiência de encontro e desencontro com Deus. Esse registro escrito, em forma de livros, que são 73, recebe o nome de Bíblia. Do Gênesis ao Apocalipse, a Bíblia é a memória libertadora, sempre viva, de como Deus criou, amou, ama a humanidade, sendo capaz de, num gesto de amor incondicional, entregar o Filho amado à morte para nossa redenção e salvação.
A Bíblia, escrita pelos homens, não é um livro humano, não é produto da mente. Escrita por homens e mulheres, o Autor Divino é a Trindade Santa; portanto a Bíblia deve ser lida, estudada e contemplada a partir da Trindade Santa, Mas encarnando-a em nossa realidade e história. Sem a Trindade, a Palavra de Deus fica vazia, sem sentido, uma Letra morta, e não produz fruto para o Reino de Deus. “Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça”. (Jo 15,16).
Através da Bíblia, Deus fala ao homem à maneira dos homens; por isso, para bem ler e interpretar a Palavra de Deus é necessário estar atento àquilo que os homens quiseram afirmar e aquilo que Deus quis manifestar-nos pela Sua Palavra. São Paulo, escrevendo a seu irmão Timóteo, afirma que Ia Bíblia é inspirada por Deus, nela está tudo o que Deus, em sua infinita bondade, quis revelar aos homens. Essa revelação foi tematizada radicalmente sob a inspiração do Espírito Santo. Se não, a Bíblia Seria apenas um livro qualquer de contos, de literatura e de cabeceira e não seria jamais a Palavra viva de Deus, ontem, hoje e sempre. Como nos afirma São Paulo. "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, refutar, corrigir, educar na justiça, a fim de que o homem seja perfeito e qualificado" (2Tm 3, 16-18).
Finalmente, do que fica dito é fácil compreender que, através da palavra de Deus, temos uma das, mais significativas presenças de Jesus no seio da comunidade. Para Jesus, o autêntico cristão é aquele que escuta, acolhe e prática a Palavra de Deus, pois, ignorar a Palavra é ignorar o próprio Deus. Vamos valorizar mais a Bíblia que é a Palavra de Deus operando na história humana a libertação da escravidão do pecado.
O conhecimento da Palavra de Deus é muito importante, mas não é suficiente para que uma pessoa se torne verdadeiramente cristã. O importante é assumir os valores que estão presentes nela, de modo que a Palavra de Deus se torne vida das pessoas, e assim elas testemunhem esses valores para todos e manifestem o amor de Deus para com seus filhos e filhas. Jesus nos faz uma grave advertência “Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis!” Existem doutores na Palavra de Deus, mas que fazem da Palavra de Deus apenas objeto de conhecimento. É claro que o conhecimento da Palavra de Deus é importante, mas devemos ser doutores na sua vivência.
Assim como Jesus não parava, mas vivia caminhando de um lado para o outro anunciando a chegada do Reino de Deus, a sua Igreja não pode ficar parada. Ela deve ir sempre ao encontro do outro, abrir novas fronteiras no trabalho evangelizador para que todos possam ter a oportunidade de conhecer o Reino de Deus, assim como livremente optar por ele. Para realizar a sua missão, a Igreja deve, assim como o divino Mestre, envolver o maior número possível de pessoas, sem distinção entre elas, que queiram colocar a sua vida a serviço do Reino de Deus.

Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog