sexta-feira, 30 de maio de 2014

MISTÉRIO DA VIDA CRISTÃ – 30/05/2014

Portal na Internet: www.domquintella.com.br
E-MAIL: DOMEDUARDOROCHAQUINTELLA@HOTMAIL.COM

Hoje vamos refletir um pouco sobre o verdadeiro Cristão. Na maioria das vezes nós achamos que a nossa salvação ou libertação passa somente pela nossa participação nos sacramentos e escuta da Palavra de Deus.

Pelo contrário Deus nos chama a acolher a vida nova que Ele nos oferece e a dar testemunho dela em cada instante da nossa existência. A Palavra de Deus convida-nos, antes de mais, a tomar consciência desse chamado e a aceitar embarcar nessa viagem que Deus nos propõe e que nos conduz ao encontro da verdadeira liberdade e da verdadeira realização.

Acolher o chamado de Deus significa assumir, em todos os momentos e circunstâncias, comportamentos coerentes com a nossa opção por Cristo e pelo Evangelho.

Nada do que é egoísmo, exploração do outro, abuso dos direitos e dignidade do outro, procura desordenada do bem próprio à custa do outro, pode fazer parte da vida do cristão.

O cristão é alguém que se comprometeu a ser um sinal vivo de Deus e a testemunhar diante do mundo, com palavras e gestos, essa vida de amor, de serviço, de doação, de entrega que Deus, em Jesus, nos propõe.

Membro do corpo de Cristo, o cristão é corpo no qual se manifesta a proposta do próprio Cristo para os homens e mulheres do nosso tempo. Isto obriga-nos a nós, os crentes, a comportamentos coerentes com o nosso compromisso batismal.

Essa importante dimensão da nossa realização como pessoas não pode concretizar-se em ações egoístas, que nos escravizam, e que instrumentalizam os outros; mas tem de concretizar-se num quadro de amor verdadeiro, de relação, de entrega mútua, de compromisso, de respeito absoluto pelo outro e pela sua dignidade.

É importante, para os crentes, ter consciência de que liberdade não é um valor absoluto. A liberdade cristã não pode traduzir-se em comportamentos e opções que subvertam os valores do Evangelho e que neguem a nossa opção fundamental por Cristo.

Certa mentalidade atual considera que só nos realizaremos plenamente se pudermos fazer tudo o que desejarmos. Contudo, o cristão tem de ter consciência de que nem tudo lhe convém.

Aliás, certas opções contrárias aos valores do Evangelho não conduzem à liberdade, mas à dependência e à escravidão.

Deus espera de nós, é uma vida coerente com os compromissos que assumimos com Ele, traduzida em gestos concretos de amor, de entrega, de doação, de respeito pelo outro e pela sua dignidade.

Que Deus nos dê a graça de sermos, semeadores da palavra que edifica nossa vida Cristã.

Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog