sábado, 3 de maio de 2014

A FÉ TRAZ CONSIGO CONVERSÃO - 03/05/2014

Dom Eduardo Rocha Quintella 

Bispo Diocese Belo Horizonte 

Portal na Internet: www.domquintella.com.br 

E-mail: domeduardorochaquintella@hotmail.com.br 

A FÉ TRAZ CONSIGO CONVERSÃO - 03/05/2014

A liturgia do IIIº domingo da Páscoa convida-nos a descobrir esse Cristo vivo ressurreto que acompanha os homens pelos caminhos do mundo, que com a sua Palavra anima os corações, que se revela sempre na comunidade dos discípulos que se reúne para celebrar a Eucaristia, formando discípulos da ressurreição diante dos homens.

A catequese que Lucas nos propõe hoje nos garante que Jesus, vivo e ressuscitado, caminha ao nosso lado. Ele é esse companheiro de viagem que encontra formas de vir ao nosso encontro, mesmo se nem sempre somos capazes de reconhecê-lo, e de encher o nosso coração de esperança.

É quando nossos olhos do coração se abrem para descobrir Jesus vivo, e sempre que nos sentamos à mesa com a comunidade e partilhamos o pão que Jesus nos oferece, damo-nos conta de que o Ressuscitado continua vivo, caminhando ao nosso lado, alimentando-nos ao longo da caminhada, ensinando-nos que a felicidade está no dom, na partilha, no amor. 

Sempre que nos juntamos com os irmãos à volta da mesa de Deus, celebrando na alegria e na festa o amor, a partilha e o serviço, encontramos o Ressuscitado a encher a nossa vida de sentido, de plenitude, de vida autêntica.

Também a nós Jesus nos explica as Escrituras. Diz-nos que nelas encontramos as palavras que nos ajudam a passar da escuridão à luz, da tristeza à esperança, da solidão à felicidade do encontro, do medo à audácia. 

A fé traz consigo conversão; dar a volta. A viagem de ida é triste, pessimista, com os olhos fechados, com grande desilusão. Mas aconteceu algo decisivo: Jesus saiu ao seu encontro. Recuperaram a fé e a esperança. E regressam cheios de alegria, abertos os olhos do coração e da inteligência, impacientes, com entusiasmo e necessidade de anunciar a Boa Notícia.

Sabemos que Jesus ressuscitado está na pessoa desconhecida, no peregrino que se aproxima na escuta da Palavra, no acolhimento, no partilhar. É nossa missão: anunciar a Boa Notícia, ser testemunhas da ressurreição. 

Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog