domingo, 1 de dezembro de 2013

01/12/2013
Diocese Católica De Belo Horizonte 

Bispo: +Dom Eduardo Rocha Quintella

Portal Na Internet: www.domquintella.com.br 

Reflexão sobre a Espiritualidade do Advento

Teologia do Advento

Advento não é tanto um tempo de penitência, como a Quaresma, mas de preparação para um encontro com o Senhor, no Natal. Não um encontro folclórico e sentimental, mas um real reencontro com Jesus, o Salvador de todos, através dum sério exame da nossa vida, um reconhecimento das nossas falhas e uma real conversão na nossa maneira de pensar e agir, e ainda impecilhos em nossas vidas a um seguimento de Jesus, mais radical e coerente. Quem aceita a sua mensagem terá que mudar radicalmente, isso é, na raiz, a sua vida. 
Não adianta ter uma fé teórica, pois é somente pelos atos concretos que cada um mostra a realidade da sua adesão ao projeto de Deus. Hoje nada adianta a gente bradar que é Católico, cristão, membro desse ou daquele movimento ou grupo, se não produzirmos frutos duma verdadeira conversão. A palavra conversão, no grego significa uma radical mudança de mentalidade, Isso somente acontecerá com a graça dele. 


Advento pode ser este tempo de graça, pode se tornar tempo oportuno para uma revisão de vida, para descobrir quais são as curvas, montanhas, e pedras que teremos que tirar para que o Senhor realmente possa habitar nos nossos corações. A conversão é processo permanente e urgente, que exige reconhecimento dos nossos pecados, uma vontade de mudar a orientação da nossa vida, e uma abertura para a graça de Deus, que é capaz de fazer maravilhas em nós. 

Durante esta primeira semana as leituras bíblicas e a prédica são um convite com as palavras do Evangelho: Velem e estejam preparados, pois não sabem quando chegará o momento. É importante que, como uma família, tenhamos um propósito que nos permita avançar no caminho do Natal; por exemplo, revisando nossas relações familiares. 

Como resultado deveremos buscar o perdão de quem ofendemos e dá-lo a quem nos tem ofendido para começar o Advento vivendo em um ambiente de harmonia e amor familiar. Desde então, isto deverá ser extensivo também aos demais grupos de pessoas com as quais nos relacionamos diariamente, como o colégio, o trabalho, os vizinhos, etc. Esta semana, em família da mesma forma que em cada comunidade paroquial, acenderemos a primeira vela da Coroa do Advento, de cor roxa, como sinal de vigilância e desejo de conversão. 

No Evangelho, o próprio Jesus nos confirma que seu retorno glorioso é certo, porém, ninguém sabe o dia e a hora em que isto acontecerá. Por isto mesmo, Ele nos pede que estejamos sempre preparados, vivendo na simplicidade os seus ensinamentos, de modo que ao voltar Ele nos encontre prontos e dignos de entrar na sua glória e participar do banquete celeste. 

É em vista deste pedido de Jesus, que a igreja cumprindo a missão que lhe foi confiada pelo Senhor, proporciona-nos todos os anos este tempo de graça e conversão, no qual ela nos conclama ao jejum, à penitência, à oração mais intensa e à prática da caridade para com o próximo carente, de modo que aos poucos, nos conformemos ao Cristo. 

Somente percorrendo este caminho, tudo em nós será transformado da morte para a vida e então, Jesus poderá renascer em nossos corações e o natal será a festa da verdadeira alegria cristã.

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog