sábado, 30 de novembro de 2013

Vejam e reflitam excelente comentário do primeiro domingo do advento, com +Dom Eduardo Rocha Quintella. Bispo Diocese Belo Horizonte - Portal na internet:www.domquintella.com.br

Dia 01/12/2013

FICAI ATENTOS PORQUE NÃO SABEIS EM QUE DIA VIRÁ O SENHOR

Mateus 24,37-44 – Dia 01/12/2013

Com a Liturgia do Primeiro Domingo de Advento, iniciamos um novo ano litúrgico, para o qual a Igreja nos propõe como palavra iluminadora o evangelho de Mateus.

O evangelho de hoje nos situa na caminhada da comunidade cristã entre a primeira e última vinda, que é também nosso tempo de caminho, pelo qual podemos considerar nosso encontro com o Senhor que vem.

Este encontro com o Senhor pode ser realizado sob três perspectivas:
Vigilância, despertar e deixar guiar pela luz.

A vigilância representa estar atento aos sinais de Deus que se manifestam
no dia-a-dia. É ser comprometido com Jesus e com o Reino que ele veio anunciar.

É ter posições positivas como defender a vida em todas as suas formas, resistir às grandes e pequenas desonestidades, sentir-se responsável pela preservação da natureza.

O despertar representa acordar para os compromissos que somos chamados como discípulos missionários. Acordar par seguir mais fielmente Jesus Cristo e anunciar, sobretudo por nossa forma de vida, o Reino de amor e paz.

Deixar guiar-se pela luz representa que temos um caminho a percorrer; porém, não estamos sós. Confiantes no Espírito que nos ilumina, urge nos desacomodarmos e partirmos, pois se não partimos não chegamos a lugar algum.

As trevas envolvem a nossa sociedade sob a forma de guerras e violências Ao nos deixarmos guiar pela luz, mostramos o desejo de construir uma sociedade em que refulge a luminosidade sob a forma de paz.

A expectativa da vinda do Senhor é um motivo para viver na alegria. Alegria, porque ela nos liberta por uma libertação interior. Esta nos faz sair do nosso comodismo e nos põe de prontidão para enfrentarmos corajosamente as grandes lutas por um mundo melhor.

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Católica Belo Horizonte


FotoFotoFoto
Curtir ·  · Promover · 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog