sábado, 7 de dezembro de 2013

Dom Eduardo Quintella - Bispo Diocesano Belo Horizonte - Comenta sobre a festa da Imaculada Conceição.

07/12/2013

Portal na Internet:

www.domquintella.com.br


Imaculada Conceição de Maria.

A liturgia deste dia 08/12/2013 afirma, de forma clara e insofismável, que Deus ama os homens e tem um projeto de vida plena para lhes oferecer. A história de Maria de Nazaré responde, de forma clara, a esta questão: é através de homens e mulheres atentos aos projetos de Deus e de coração disponível para o serviço aos irmãos que Deus atua no mundo, que Ele manifesta aos homens o seu amor, que Ele convida cada pessoa a percorrer os caminhos das bem-aventuranças e da realização plena.

É aí que somos colocados diante do exemplo de Maria. Confrontada com os planos de Deus, Maria responde com um sim total e incondicional. Naturalmente, ela tinha o seu programa de vida e os seus projetos pessoais; mas, diante do apelo de Deus, esses projetos pessoais passaram naturalmente e sem dramas a um plano secundário. Na atitude de Maria não há qualquer sinal de egoísmo, de comodismo, de orgulho, mas há uma entrega total nas mãos de Deus e um acolhimento radical dos caminhos de Deus.

A Imaculada Conceição de Maria é uma solene proclamação da fé do povo de Deus, do sentir da Igreja. O dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria confirma solenemente o mistério da encarnação de Jesus Cristo e da redenção dos homens, centro de nossa fé. Por ela o Verbo de Deus entra na história, inaugurando o tempo da graça e da liberdade dos filhos de Deus.

A Imaculada abriu a porta do mundo para o advento do Deus redentor, na carne da humanidade. No seu humilde sim traz a todos a maior de todas as graças: Cristo, o Filho do Deus vivo, nosso salvador e redentor. Por isso, na Solenidade da Imaculada Conceição, com razão a Igreja e todos os fiéis exultam de alegria pela ação divina de Deus na história, pelas maravilhas que Ele pode realizar na Igreja e na vida de cada um. Maria nos dá o exemplo de atitude filial, de obediência e de amor àquele cujo nome é grande e que grandes coisas realizou em sua humilde serva.

Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog