domingo, 22 de dezembro de 2013

Dom Eduardo Rocha Quintella - Bispo Diocese Belo Horizonte - Comenta a Liturgia Da Palavra deste IV domingo do Advento - 22/12/2013

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

A COLABORAÇÃO HUMANA E A AÇÃO DE DEUS.

IV Domingo Advento – 22/12/2013 - Mateus 1,18-24

A Liturgia deste quarto domingo do Advento. O último em preparação para o Natal do Senhor. Mateus relata, conforme já havia anunciado o profeta Isaías, do nascimento do Emanuel, Deus Conosco.
E
ncontramos no evangelho deste domingo duas personagens humildes – mas fundamentais na história da salvação – que, iluminadas e fortalecidas pela fé e dispostas a renunciar aos próprios desejos e direitos, se põem a serviço do projeto de Deus: Maria e José. Graças a eles, o projeto divino se concretiza.

Maria é a porta pela qual Deus quer entrar no mundo. Ela está grávida mesmo antes de ter vivido com o homem a quem foi dada em casamento. Ela é o vaso do silêncio. Não lhe cabe a Ela desvendar o acontecimento sem palavras que se passou entre Ela e o Espírito Santo.

José, homem justo – porque correto, piedoso e conformado à vontade de Deus, não querendo denunciar publicamente Maria, renuncia aos seus direitos legais e a aceita como esposa e Jesus como seu filho, dando-lhe o nome e a linhagem de Davi. Acreditando no anjo e aceitando com amor a proposta do Senhor, recebe Maria e assim auxilia o projeto divino.

Jesus é o dom de Deus a ser acolhido pela humanidade. Torna-se, portanto, inútil qualquer esforço humano de construir a salvação pelas próprias mãos. O ser humano só pode salvar-se por obra de Deus. Qualquer outro caminho estará fadado ao fracasso.

A referência ao Espírito Santo aponta para um tipo de ação inefável e misteriosa de Deus em relação à mãe do Messias. O mesmo Espírito Santo, instrumento da ação divina desde os primórdios da Criação, fez-se também presente quando do nascimento do Messias Jesus. A esta força divina é que se deve sua presença no mundo.

A exemplo de Maria e José, somos chamados a estar sempre atentos à palavra de Deus e em sintonia com a realidade em que vivemos para colaborar com o plano de Deus: a construção do seu reino, iniciado por Jesus. É com nossa prática e nossas atividades cotidianas que conseguimos fazer que Jesus continue nascendo nas famílias e comunidades e na sociedade.

Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog