sábado, 14 de dezembro de 2013


Dom Eduardo R. Quintella comenta a Liturgia da Palavra do III domingo do Advento - 15/12/2013.

Alegrai-vos

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

Este terceiro domingo do advento (15/12/2013) é também chamado de Domingo da Alegria (gaudete). É chamado de Gaudete devido à primeira palavra da antífona de entrada da Missa: gaudete (alegrai-vos), na qual se traduz a alegria pela vinda do salvador e redentor do gênero humano. Em vez da cor roxa, própria do Advento, os presbíteros podem usar neste dia as vestes litúrgicas de cor rósea. As flores e os cantos indicam o caráter festivo, antecipatório da alegria do Natal que se aproxima.

Não há melhor maneira de se viver o Advento que se unindo a Maria. Assim como Deus precisou do sim de Maria, hoje, Ele também precisa do nosso sim para poder nascer e se manifestar no mundo; assim como Maria se preparou para o nascimento de Jesus, a começar pela renúncia e mudança de seus planos pessoais para sua vida inteira, nós precisamos nos preparar para vivenciar o Seu nascimento em nós mesmos e no mundo, permitindo uma conversão do nosso modo de pensar, da nossa mentalidade, do nosso modo de viver e agir.

Os cristãos devem viver com alegria este período de advento, apesar de saber que o Natal ainda não chegou. Os cristãos estão arraigados no presente, mas de olhar no futuro, que sempre deve ser fonte de alegria. E não por causa dos homens, mas por causa da ação misteriosa e eficaz do Espírito Santo na história dos homens. O progresso científico, afinal, e mais ainda o progresso moral da humanidade, apesar da sua ambivalência e deficiência, contribuiu de alguma forma para o reinado de Deus no tempo e na vida dos homens.

Precisamos olhar com mais atenção o nosso mundo, para perceber que em meio a tanta dor e morte, a tanta violência e injustiça, ainda nascem e crescem e se multiplicam por toda parte ações que contribuem para a construção da paz, do amor, da ternura, de partilha, de solidariedade. Precisamos redescobrir o que de bom e belo existe nas pessoas. Tantas são as iniciativas a favor da vida. Vamos apóiá-las e divulgá-las mais.

Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog