terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Prepare-se para o Natal

Para muitas pessoas, o Natal parece estar bem distante. Mas o tempo passa rápido e, quando menos se espera, ele chega, com a correria típica de final de ano. Então, que tal começar a se preparar desde já? Segundo a psicóloga Beatriz Santos, nessa data, as expectativas costumam aumentar. “Afinal, são tantos presentes para comprar, ceia para organizar, viagens para programar e até mesmo o planejamento do ano que vai iniciar. Se a pessoa deixar tudo para a última hora, pode se enrolar toda”, comenta.
Para evitar surpresas desagradáveis e gastos desnecessários, é importante começar logo com os preparativos. Para o educador financeiro Hamilton Bandeira, planejamento e criatividade podem fazer a diferença. “Faça uma lista das pessoas que serão presenteadas e fique de olho nas promoções. Para evitar futuras dívidas, dê preferência a produtos mais simples e úteis. Não se esqueça de pedir desconto para pagamento à vista. Já para a ceia, é possível substituir itens caros e importados por produtos similares nacionais mais baratos”, orienta.
A dona de casa Suely Bueno, 55 anos, conta como faz para deixar a ceia nutritiva, sem gastar muito. “Troco as carnes mais caras por frangos preparados com molhos especiais e compro frutas da estação para enfeitar a mesa e fazer a sobremesa. Outra dica é comprar com antecedência e congelar os alimentos que encarecem próximo do Natal”, diz.
E os preparativos não param por aí. Quem pretende viajar, deve começar logo a pesquisa. O ideal é utilizar os pontos dos programas de fidelidade, já que os preços das passagens costumam disparar no fim de ano. Uma alternativa é combinar a viagem entre amigos e parentes e alugar uma casa. Dessa forma, despesas com aluguel e comida podem ser divididas, tornando o tão sonhado descanso mais em conta.
É bom lembrar também que todo início de ano tem as despesas pontuais. Se a família poupar parte do 13º salário poderá aproveitar as festas de fim de ano sem dívidas. Assim, sobrará dinheiro para a matrícula e material escolar, além dos impostos, como IPVA e IPTU.
Fonte: Futuro da Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog