terça-feira, 1 de julho de 2014

EVANGELIZAÇÃO – 01/07/2014

Na visita pastoral, é comum padres, pastores e agentes de pastoral da saúde se preocuparem com a evangelização. Aliás, já ouvi da boca de um padre a seguinte expressão: Se eu for visitar um doente e não falar doEvangelho, qual a finalidade da visita, Infelizmente, são muitos os que pensam dessa maneira.

Primeiramente, diria que evangelizar não é apenas uma questão de doutrinação, de transmitir determinadas verdades de que já temos posse. Evangelizar é, primordialmente, comunicar aos outros o Cristo que está em nós. Nesse sentido, até o próprio paciente pode se tornar um instrumento de evangelização.

Além disso, você que carrega essa preocupação de evangelizar a qualquer custo tenha certeza de que sua presença é uma das muitas maneiras de evangelizar. Às vezes, muito mais eficaz do que as muitas palavras que você pronuncia quase sem refletir sobre a profundidade delas.

Portanto, a evangelização tem um conteúdo doutrinal importante, mas nela a comunicação de conteúdos precisa ser adaptada à situação concreta das pessoas.

Ou seja, não é conveniente exigir de alguém que nunca teve contato com a Palavra de Deus a mesma resposta e o mesmo comportamento de alguém que já está integrado na comunidade há mais tempo. Portanto, cuidado com as palavras.

Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog