terça-feira, 31 de dezembro de 2013

PORTAL NA INTERNET: WWW.DOMQUINTELLA.COM.BR – 31/12/2013.

MENSAGEM DE ANO NOVO DO BISPO DA DIOCESE BELO HORIZONTE A TODOS DIOCESANOS

PAZ E ALEGRIA NO ANO NOVO

No início deste ano todos nós pedimos a Deus o dom da paz. Este que é o dom síntese de todos os dons que Jesus nos trouxe. Quando Ele nasce em Belém os anjos anunciam a paz aos homens de boa vontade, quando Ele aparece após sua ressurreição a primeira palavra de saudação é: A paz esteja convosco. 

Está aí a atitude fundamental para nós cristãos: viver na espera e na esperança. Pela espera, aguardamos novo céu e nova terra, pela esperança, trabalhamos na construção da justiça do Reino que gera a paz; Paz que é um novo paradigma deste novo céu e nova terra que aguardamos.

O ano novo sempre traz esperança, mas também preocupações. Na nossa humana fragilidade nos preocupamos, em especial com nossos irmãos e irmãs, que vivem uma vida marcada pelo sofrimento, pela pobreza, pelos dramas sem solução. 

Convido todos os Irmãos a unirem-se em torno da Palavra de Deus que é o seu Filho, Verbo eterno que se manifestou a nós. Da Palavra brotam a luz e a vida que procuramos. Da Palavra que se faz pão na Eucaristia, nossa Igreja poderá aurir as forças necessárias para viver a comunhão e a participação, 

O amor liberta e salva quando se descobre que amar é servir o irmão por amor a Deus. O amor é o inefável do inefável, por isso vivamos no amor operoso que nos impele a testemunhar Jesus Cristo edificando sua Igreja discípula e missionária.

No início deste ano quero abençoar a cada um de vocês meus queridos Irmãos. Não tenhamos dúvidas que Jesus é Servo fiel. Vamos segui-lo na alegria de sermos redimidos por Ele.

Por fim, fica o meu perene apelo para que cada homem e mulher, inspirado pela Sagrada Escritura, busque ouvir o seu apelo e corporifique nas realidades difíceis da vida, nas situações limites, a presença do Senhor,

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte
Dom Eduardo Rocha Quintella

Bispo Diocese Belo Horizonte

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

Jesus e o Reino

Jesus, indubitavelmente, é o evento fundante do Cristianismo. Sua vida, morte e ressurreição são categoria básicas da compreensão da fé que se propagou desde Israel para todo mundo.

Uma característica particular do ministério da Jesus é que ele, além de sempre está cercado por uma multidão, escolheu para si pessoas que pudessem estar mais próximas para segui-lo mais de perto, aprender com um contato mais intenso aquilo que ele queria ensinar sobre o pai, sobre o Reino.
Dom Eduardo Rocha Quintella

Bispo Diocese Belo Horizonte

Portal na Internet: www.domquintella.com.br


Maria Mãe de Jesus

Em poucas palavras Maria é chamada pelo próprio Deus a ser mãe do Seu

filho. De igual modo ela é o viés sob o qual será instaurado uma nova

época para o povo de Israel. Ela é a porta da qual brotou a nova seiva do

Povo de Israel, Jesus de Nazaré.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Dom Eduardo Rocha Quintella

Bispo Diocese Belo Horizonte

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

O FIAT (SIM) DE MARIA

Maria Mãe de Jesus coloca-nos diante de evocações diversas, ainda que todas importantes. Somos convidados a contemplar a figura de Maria, aquela Mulher que, com o seu Sim ao Projeto de Deus, nos ofereceu Jesus. Convida-nos, também, a louvar a Deus pelo Seu Amor, e a testemunhar o desígnio libertador de Deus no meio dos Homens.

Através do seu Sim, que Maria respondeu firme e amorosamente ao Plano de Deus; graças a sua entrega generosa, Deus mesmo se pôde encarnar para nos trazer a Reconciliação, que nos libera da escravidão do pecado.

É por isso, que Maria é modelo para todo cristão que busca dia a dia alcançar sua santificação. Em nossa Mãe Maria encontramos a guia segura que nos introduz na vida do Senhor Jesus, nos ajudando a conformar com Ele e poder dizer como o Apóstolo vivo eu mais não eu, é Cristo quem vive em mim.

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte
Dom Eduardo Rocha Quintella

Bispo Diocese Belo Horizonte

Portal na Internet: www.domquintella.com.br


Amor do Mundo


Só esvaziando o coração do amor do mundo, do desejo de posse dos bens,

poderemos encher o coração do amor de Deus e dos irmãos. O cristão

deve fazer continuamente uma escolha: Deus ou o mundo, a luz ou as

trevas, a liberdade ou a escravidão.

domingo, 29 de dezembro de 2013

Dom Eduardo Rocha Quintella - Bispo Diocese Belo Horizonte - Exorta a Oração como caminho de Cura Interior

29/12/2013

Bispo Diocese Belo Horizonte

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

Caminho de cura interior

O ser humano não pode ser curado em seu interior através da mera disciplina. O lidar com os pensamentos e os exercícios concretos é um bom auxilio para as paixões se aquietarem e a alma tornar saudável. Mas só a contemplação produz a verdadeira cura. Assim experimentaram os monges e assim deveremos experimentar em nossa vida.
A Contemplação é a oração pura, é a oração continuada, a oração acima dos pensamentos e sentimentos, a oração de união com Deus. A Oração contemplativa é o presente mais belo que Deus nos agraciou. A dignidade humana consiste em unir-se a Deus através da Oração. Existe afinal algo que seja melhor que um tratamento íntimo com Deus e que seja mais elevado que viver inteiramente em sua presença. A oração é a ascensão do espírito para Deus.
O Espírito Santo condutor de nossa oração tem compaixão de nossas fraquezas e frequentemente vem em nosso auxílio, mesmo que nós não sejamos dignos dele. Se ele nos procura, enquanto lhe oramos por amor à verdade, ele nos inunda e nos ajuda a nos desprendermos de todos os raciocínios e pensamentos que nos mantém presos a nós mesmos, conduzindo-nos assim à oração espiritual.
Quando verdadeiramente oramos, nasce em nós um profundo sentimento de confiança a nos revelar todo o sentido da criação. A oração é o comportamento que corresponde à dignidade do espírito; ou, melhor ainda, é a sua mais nobre e apropriada ação.
É através da oração de contemplação que alcançamos o estado da mais profunda paz. Descobrimos em nós um espaço do puro calar. E é ai que Deus mesmo habita em nós. E este espaço, que é o espaço de silêncio em nós: chama-se Lugar de Deus ou Visão de Paz.
É através da oração que o homem vê sua própria luz. E é por esta luz que ele descobre a sua própria natureza, que é toda reluzente e tem parte na luz de Deus. Neste lugar de Deus, no lugar da paz no interior da alma, tudo é silêncio e ai só Deus habita. Ai tudo é curado. É também ai que, no amor de Deus, todas as feridas que a vida possa nos ter infligido são cicatrizadas.
Ai desaparecem todos os pensamentos em relação às pessoas que nos feriram. Nossas paixões não têm ai nenhum acesso; ai também os homens não podem atingir-nos com suas expectativas, opiniões e preconceitos. Pois é ai que nos unimos a Deus, mergulhados em sua luz, em sua paz, em seu amor. Esta é a meta do caminho Espiritual.
Somente quando sentirmos que a realidade é propriamente mais profunda, isto é, que é Deus a realidade mais profunda, nos libertaremos de nossos problemas. É através da oração que podemos mergulhar no espaço do verdadeiro silêncio; silêncio em que tudo está salvo, curado e integrado; silêncio no qual nos é dado sentir uma profunda paz, apesar de todas as feridas e humilhações.

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Santa Missa Da Festa Da Sagrada Família - Dia 29/12/2013

Diocese Católica Belo Horizonte 

Bispo Dom Eduardo Rocha Quintella 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Dom Eduardo Rocha Quintella - Bispo Diocese Belo Horizonte - Enaltece o significado e eficácia do sacramento unção dos enfermos.

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

Unção dos enfermos - o sacramento da cura

Pelos sacramentos da iniciação cristã, o homem recebe a vida nova em Cristo. Ora, esta vida nos trazemos "vasos de argila" (2Cor 4,7). Agora, ela se encontra "escondida com Cristo em Deus", estamos ainda em "nossa morada terrestre" (2Cor 5,1) sujeitos ao sofrimento, à doença e à morte. Esta nova vida de filhos de Deus pode se tornar debilitada e até perdia pelo pecado

O Senhor Jesus Cristo, médico de nossa alma e de nosso corpo, que remiu os pecados do paralítico e restitui-lhe a saúde do corpo, quis que sua igreja continuasse, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e de salvação, também junto de seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o da Penitência e da Unção dos Enfermos.

O Sacramento da Reconciliação cristã que mediante a oração e a unção com óleo santo feita pelo sacerdote, concede ao doente a graça e o alívio espiritual e muitas vezes o conforto corporal, isto é, concede a saúde da alma e do corpo.

O óleo utilizado neste sacramento é um dos óleos que o Bispo abençoa na Quinta-feira Santa. O sacerdote unge a fronte e as mãos do enfermo. o corpo do homem ungido pelo Batismo é santo e por meio deste fazemos o bem. O Sacramento da Unção dos Enfermos faz com que estes tenham forças para testemunhar Jesus Cristo em meio ao sofrimento porque passam unindo-se a obra redentora do Filho de Deus.

Os sinais sensíveis da Unção dos Enfermos, oração-unçao, produção de graça, instituição divina, são ministrados pelo sacerdote. A matéria usada para a unção é o óleo de oliveira ou planta que é abençoado na Quinta-feira Santa. No ato da unção o sacerdote profere as seguintes palavras: Por esta santa unção o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Dom Eduardo Rocha Quintella

Bispo Diocese Belo Horizonte

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

26/12/2013

Podemos assim compreender a novidade, a que a fé nos conduz. O crente é transformado pelo Amor, ao qual se abriu na 

fé; e, na sua abertura a este Amor que lhe é oferecido, a sua existência dilata-se para além dele próprio. É aqui que se situa 

a ação própria do Espírito Santo: o cristão pode ter os olhos de Jesus, os seus sentimentos, a sua predisposição filial, 

porque é feito participante do seu Amor, que é o Espírito; é neste Amor que se recebe, de algum modo, a visão própria de 

Jesus.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013


Vídeo Sobre o Natal do Senhor

25/12/2013

Portal na Internet: www.domquintella.com.br 

Apresentador: Dom Eduardo R. Quintella

Bispo Diocese Belo Horizonte 








Dom Eduardo Rocha Quintella 


Bispo Diocese Belo Horizonte 

Portal na Internet: www.domquintella.com.br
Dom Eduardo Rocha Quintella

Bispo Diocese Belo Horizonte

Portal na Internet: www.domquintella.com.br
Dom Eduardo Rocha Quintella 


Bispo Diocese Belo Horizonte 

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

Diocese Católica Belo Horizonte

25/12/2013

Bispo Diocesano: Dom Eduardo Rocha Quintella

Portal na Internet: www.domquintella.com.br


O MISTÉRIO CELEBRADO NO NATAL


A celebração do Natal deve ajudar a criar novos espaços de humanidade, a

construir laços sociais que sejam fontes de solidariedade e nos colocar a

caminho na procura de Jesus, que continua nascendo naqueles que estão fora dos parâmetros sociais.

O Natal nos convida a reconhecer o mistério de Deus, que esconde sua

divindade na simplicidade de tantas pessoas que não são consideradas

pela sociedade.

Santa Missa Da Noite Santa Do Natal Do Senhor - Dia 24/12/2013

Presidida por Dom Eduardo R. Quintella 

Portal na Internet: www.domquintella.com.br 





terça-feira, 24 de dezembro de 2013


Mensagem de Natal do Bispo Diocesano de Belo Horizonte Dom Eduardo Rocha Quintella.



24/12/2013

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

Neste Natal, Dom Eduardo R. Quintella, Bispo Diocesano de Belo Horizonte, exorta os fiéis a irem ao encontro dos mais frágeis da sociedade, como doentes ou idosos, para que cada um tenha mais um natal cristão. 

Aproximarmo-nos daqueles que pela idade ou pela saúde ou por outro gênero de carências precisam de nós, exemplifica o bispo de Belo Horizonte, assinalando serem estas necessidades pastorais dos tempos atuais onde se incluem os idosos, os deficientes, os enfermos, ou seja, as periferias da sociedade. 

É exatamente Indo ao encontro desses Irmãos, que como cristãos devemos ir para lhes darmos a vida que eles nas condições onde vivem tanto necessitam. Se assim o fizermos então teremos mais um natal cristão.

Para Dom Eduardo R. Quintella: Para ser feliz é preciso acolher aqueles que são frágeis como o próprio Jesus se tornou através do seu nascimento.

Feliz Natal a Todos!
Bênçãos Apostólicas!

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte


Dom Eduardo Rocha Quintella - Bispo Diocese Belo Horizonte - Em Visita Pastoral ao Hospital São Francisco, ministra Sacramento Unção dos Enfermos no acamado Senhor Expedito Cruz. 

Portal na Internet: www.domquintella.com.br
Dom Eduardo Rocha Quintella - Bispo Diocese Belo Horizonte - Em Visita Pastoral ao Hospital São Francisco, ministra Sacramento Unção dos Enfermos no acamado Senhor José Vitorino

Portal na Internet: www.domquintella.com.br
Dom Eduardo Rocha Quintella - Bispo Diocese Belo Horizonte - Em Visita Pastoral ao Hospital São Francisco, ministra Sacramento Unção dos Enfermos no acamado Senhor Geraldo da Cunha Soares.

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

Dom Eduardo Rocha Quintella - Bispo Diocese Belo Horizonte - Em Visita Pastoral ao Hospital São Francisco, ministra Sacramento Unção dos Enfermos no acamado Senhor Paulo Roberto.

Portal na Internet: www.domquintella.com.br
  1. Dom Eduardo Rocha Quintella - Bispo Diocese Belo Horizonte - Em Visita Pastoral ao Hospital São Francisco, ministra Sacramento Unção dos Enfermos no acamado Senhor Paulo Roberto.

    Portal na Internet: www.domquintella.com.br
  2. Dom Eduardo Rocha Quintella - Bispo Diocese Belo Horizonte - Em Visita Pastoral ao Hospital São Francisco, ministra Sacramento Unção dos Enfermos no acamado Senhor Geraldo da Cunha Soares.

    Portal na Internet: www.domquintella.com.br
  3. Dom Eduardo Rocha Quintella - Bispo Diocese Belo Horizonte - Em Visita Pastoral ao Hospital São Francisco, ministra Sacramento Unção dos Enfermos no acamado Senhor José Vitorino

    Portal na Internet: www.domquintella.com.br
  4. Dom Eduardo Rocha Quintella - Bispo Diocese Belo Horizonte - Em Visita Pastoral ao Hospital São Francisco, ministra Sacramento Unção dos Enfermos no acamado Senhor Expedito Cruz.

    Portal na Internet: www.domquintella.com.br

Pesquisar neste blog