O Homem Espiritual
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A espiritualidade entendida assim, como vida segundo o Espírito, é obra de Deus, é resultado da ação amorosa de Deus no mundo, que culminou de forma antecipada e paradigmática, na ressurreição de Jesus.
Poderíamos dizer que a plenitude da espiritualidade ou da vida segundo o Espírito, que conduz á vida total, inclusive além da própria morte, realiza-se plenamente na ressurreição.
No capítulo 15 de 1Cor, Paulo fala do soma pneumatikón (corpo espiritual), isto, do corpo ressuscitado, animado pelo Espírito.
A argumentação de Paulo é a seguinte: antes da ressurreição do corpo o ser humano é soma psychikon (corpo animal), dotado de princípio vital, psyche-corruptível e fraco, destinado á morte; na ressurreição, a psyche é substituída pelo Espírito, principio vital incorruptível, não submetido à morte.
Ora, essa passagem do corpo animal-corruptível, miserável e fraco, ao corpo espiritual-incorruptível, glorioso e forte, que se realiza em plenitude na ressurreição final, já pode ser antecipada desde agora, em virtude da fé.
O homem espiritual, o pneumatikón, é o que vive essa antecipação, isto é, vive sua vida na história sob o domínio do Espírito. Não deixa de ser corpo, ser humano relacionado com o mundo que o rodeia e com os outros.
Não está mimado, porém, pela psyche, mas pelo Espírito. Por isso, parece-nos magnífica a definição de espiritualidade que o teólogo chileno P. Richard dá: A espiritualidade é adiantar, na fé, a ressurreição, isto é, a animação do corpo pela vitalidade imortal do Espírito Santo.
Esta irrupção do Espírito, no cristão, que transforma em corpo espiritual, já liberto da morte, é a vida no Espírito.
Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte
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