sábado, 25 de maio de 2013


Festa da Comunhão, Comunicação e da Humanidade.
Visite Portal na Internet: www.domquintella.com.br 
Neste domingo, celebramos a festa da Santíssima Trindade. A missão do Espírito seria então fazer o possível para que os discípulos de Jesus pudessem entrar em relação com Ele e, por Ele, com o Pai, acolhendo e compreendendo a Palavra de Deus e podendo, assim, responder-lhe.
É através da amizade com Jesus que amadurece no seguimento, que seus amigos vão descobrindo e participando por obra do Espírito deste mistério de comunhão e comunicação.
O apóstolo Paulo o expressa da seguinte maneira: Enraizados e cimentados no amor vocês se tornarão capazes de compreender, com todos os cristãos, qual é a largura e o comprimento, a altura e a profundidade, de conhecer o amor de Cristo que supera qualquer conhecimento, para que vocês fiquem repletos de toda plenitude de Deus.
Esta experiência de comunhão Comunicação com Deus é também uma experiência de comunhão com toda a humanidade, o discípulo de Jesus se descobre sendo parte viva do Corpo de seu Mestre, que tem em sua diversidade e pluralidade uma única missão ou causa: o Reino dos Céus.
É claro, então, que, longe de tirar-nos da realidade, a verdadeira experiência de Deus, nos leva a um compromisso maior com o mundo no qual vivemos, fazendo-nos trabalhar por outro mundo possível. É o já ainda não da Salvação.
Viver em comunhão com o Deus de Jesus Cristo nos impulsiona a doar nossas vidas para que os nossos povos passem da miséria à posse do necessário, à cooperação no bem comum, até o reconhecimento, por parte do homem, dos valores supremos e de Deus, que deles é a fonte e o fim.
Nas palavras de Jesus, que hoje a comunidade de João nos anuncia, fica claro que é o Espírito Santo que garante esta vida e missão. Aquele que tornou possível a encarnação do Filho de Deus no seio de Maria de Nazaré continua tornando possível que o projeto de Deus continue visibilizando-se, em nossa história, através da disponibilidade de homens e mulheres, jovens, idosos e até crianças.
A festa da Santíssima Trindade nos leva por um lado a sermos cientes e agradecidos pela vida de Deus da qual somos partícipes, e por outro exorta-nos a sermos colaboradores na gestação, defesa e cuidado da Vida, para que todos tenham vida e vida em abundância.
Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog