domingo, 10 de abril de 2011

Oração de Jesus


A oração foi o tema central da vida de Jesus. Jesus saia do meio em que vivia para orar, pois sentia necessidade desta comunicação com Deus que lhe dava sentido na sua missão. Orar sem cessar nos joga dentro de nós e nos expira para missão de batizados no mundo.

 Vivemos no mundo onde a oração pessoal não está muito em moda. A sociedade em que vivemos nos interpela e nos faz desejar coisas materiais que nos ilude. A prática de Jesus nos ensina que devemos orar sem cessar, mesmo nos momentos de alegria, de angustia e de dor, pois com a certeza que o Pai tudo nos ajudará em nossa missão.

 A oração de Jesus é uma oração trinitária, pois sinaliza a sua grande intimidade com o Pai. O agir de Jesus no mundo foi desencadeado pela oração que lhe deu mais consciência e sentido na sua existência perante aos homens. Ele foi modelo de santidade e de oração.

 Podemos falar que a oração de Jesus não foi uma prática e sim uma práxis que alimentou todo o seu ser espiritual. Jesus foi um ser místico que dialogava com o Pai em todos os momentos de sua vida, pois a sua oração ficou bem delineada na sua ressurreição, nela ficou patente o seu verdadeiro messianismo. O messias do amor-serviço do amor-perdão, que restaurava todas as criaturas.

 A oração foi e sempre será uma abertura para os pobres, os prediletos de sua missão. A oração de Jesus é libertadora de todos os tipos de escravidão e sofrimento, e que nos impulsiona para uma vida de dignidade e com uma abertura para o amor. Com sua oração ele nos mostra a sua identidade e revela o rosto do Pai amoroso, do espírito consolador e animador, que anima e consola as nossas comunidades.

Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog