segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mensagem de Páscoa a Igreja Católica Carismática Diocese Carismática de Belo Horizonte


Em nome da Diocese Belo Horizonte, Clero e fiéis venho externar nosso ardente desejo que este Tríduo Pascal que vamos Celebrar, seja uma marca profunda de nossa experiência cristã fundante, de Igreja que celebra e propõe um ensinamento claro e objetivo dos conselhos Evangélicos, levando a nossa sociedade uma fé implícita e explicita como gesto profético do Reino de Deus no meio de nós.

Convido os Irmãos Bispos, Padres Diáconos e Diaconisas, e todos/as que coordenam as celebrações a revesti-las sempre de um conteúdo verdadeiramente pascal, no sentido do testemunho da ressurreição de Jesus, como fonte de renovação para nossas vidas e esperança e para a nossa sociedade.

As pessoas que participam de nossas celebrações têm o direito de sair delas verdadeiramente alimentadas em sua fé e reanimadas no seu caminho espiritual. Sem dúvida, isso acontecerá se soubermos viver os ritos, como testemunho de fé e devoção pessoal nossa, assim como expressões de comunhão afetuosa e acolhedora das pessoas.

Nada de cerimônias frias e distantes, realizadas de forma mecânica ou simplesmente apressada. Peço especialmente que demos atenção especial ao Celebrar-mos o Tríduo Pascal e mais ainda à Vigília Pascal.

Nesta Páscoa que a nossa Diocese e Paróquias apresente cada vez mais nítido, o rosto de uma Igreja autenticamente pobre, missionária e pascal, desligada de todo o poder temporal e corajosamente comprometida com a libertação de toda a humanidade e de cada ser humano por inteiro.

Para que a nossa Diocese de Belo Horizonte, hoje, isso se concretiza e se atualiza na proposta de sermos uma Igreja verdadeiramente missionária e acolhedora de todas as pessoas que nos procuram; que se constitua como espaço de diálogo de fé e de busca espiritual, mesmo para as pessoas e grupos que se sentem com pensamentos e sensibilidades diferentes.

A Páscoa nos revela que nenhum de nós é dono da verdade. Somos peregrinos se aceitamos caminhar de luz em luz até a Luz Divina.

O importante é que nossa fé se expresse na atitude que São Paulo recorda lhe ter sido recomendado na missão: o cuidado com os mais empobrecidos.

Celebrar o memorial da paixão, morte e da ressurreição de Jesus é atualizar para o nosso povo o amor que Jesus manifestou em cada palavra, gesto e atitude sua até o fato de dar a sua vida pela humanidade.


Se conseguirmos realizar isso o melhor possível, sem dúvida, poderemos experimentar a verdade, mesmo no meio dos sofrimentos e discórdias da sociedade moderna.

Que Deus os abençoe com  bênção pascal.


Feliz Páscoa!!

Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog