sexta-feira, 22 de abril de 2011

Domingo da Páscoa


A liturgia deste Domingo é toda centrada na ressurreição e garante-nos que a vida em plenitude resulta de uma existência feita dom e serviço em favor dos irmãos. A ressurreição de Cristo é o exemplo concreto que confirma tudo isto.

Neste Santo Domingo somos convidados a ressuscitar com o Mestre e nos tornar testemunhas e anunciadores da vitória da Vida sobre a morte. Devemos assumir nossa missão como testemunhas da Ressurreição de Jesus e anunciá-lo a todos que ainda não O conhece.  

Somos convidados a entrar no túmulo, a fazer primeiro a experiência do vazio, para podermos ir mais longe. Diante de um sinal, somos livres de interpretá-lo e de lê-lo, de lhe procurar o significado. Face a uma prova, não somos livres, estamos diante de uma evidência. O ato de fé exprime-se em presença de sinais e não de provas.

Como os discípulos, muitas vezes corremos atrás do maravilhoso que nos escapa e decepciona. Procuramos Cristo onde Ele não está. Durante o tempo pascal, exercitemos o nosso olhar para descobrir o Ressuscitado através dos sinais humildes da vida cotidiana. Como os discípulos de Emaús, descobri-lo-emos a caminhar perto de nós no caminho da vida e a abrir os nossos espíritos à compreensão das Escrituras.

Viver vida de ressuscitado não é fácil. Requer conversão todo momento. Todavia, Jesus ressuscitou para que ressuscitássemos também. Ele venceu a morte. Resta-nos ver e acreditar como João. João, pelas atitudes, demonstrou ter certeza que o seu Cristo vivia. A vida, o sofrimento, os acontecimentos do cotidiano nos fazem ver que, sem dúvida, Jesus existe, é Deus e está vivo.

Talvez nos falte acreditar, porque acreditar significa colocar Jesus em 1º lugar na nossa vida. Significa deixar tudo por amor ao Senhor. Significa testemunhar, dar a vida, se necessário, para que Jesus seja cada vez mais reconhecido como Senhor.

Falar que é Católico é fácil. Falar que se é cristão também. Agora, ser, de fato, é o que Jesus espera de cada um de nós, inclusive de Mim. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!!!


Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo  Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog