segunda-feira, 2 de junho de 2014

VIDA EUCARÍSTICA E MISSIONÁRIA - 02/05/2014

Portal na Internet: www.domquintella.com.br
E-MAIL: DOMEDUARDOROCHAQUINTELLA@HOTMAIL.COM

Em nossa vida de Discípulos e missionários de Jesus Cristo, somos chamados a viver intensamente os sacramentos, principalmente A Eucaristia. Na Eucaristia Jesus dá a sua vida. Dar a vida é o maior gesto de amor.

Todos nós ficamos comovidos quando vemos alguém dando a vida pelo outro. Nosso Senhor fez isso, deu a sua vida por nós. Contemplando o sangue precioso de Cristo, sinal de sua doação de amor, o cristão aprende a reconhecer e apreciar a dignidade quase divina de cada homem.

O sangue de Cristo revela ao homem que a sua vocação consiste no dom sincero de si. Precisamente porque é derramado como dom de vida, o sangue de Jesus já não é sinal de morte, de separação definitiva dos irmãos, mas instrumento de comunhão que é riqueza de vida para todos.

Quem, no sacramento da Eucaristia, bebe este sangue e permanece em Jesus, vê-se associado ao mesmo dinamismo de amor e doação de vida d'Ele, para levar à plenitude a primordial vocação ao amor que é própria de cada homem.

Quando participamos da Eucaristia, também somos convidados a dar a nossa vida. Ao longo da história da Igreja temos o testemunho dos mártires. Entretanto nem todos receberam a graça de ser mártir, isto é, testemunhar sua fé até derramar o próprio sangue.

Em torno da mesa eucarística, alimentada pelo pão da Palavra e da Eucaristia somos convidados pelo Senhor a ser no mundo sinal de sua presença, testemunhando com a vida o que realizamos na celebração. Para o cristão que compreendeu o sentido da Eucaristia, a celebração não pode exaurir-se no interior do templo.

Terminada a celebração Eucarística, ele se sente devedor para com os irmãos daquilo que recebeu na celebração, tal como sucedeu com os discípulos de Emaús que, depois de terem reconhecido Cristo ressuscitado na fração do pão, sentiram a exigência de ir imediatamente partilhar com seus irmãos a alegria de terem encontrado o Senhor.

Na Eucaristia reside todo o bem espiritual da Igreja, que é Cristo, nossa páscoa. Pão vivo, em sua carne vivificada e vivificante, no Espírito Santo, é fonte de vida para os homens.

Todos os sacramentos, como também os ministérios eclesiásticos e as obras de apostolado, estão estreitamente unidos à Sagrada Eucaristia e para ela se ordenam. Assim a Eucaristia se apresenta como fonte e ápice de toda evangelização.

Comungar Cristo na Eucaristia é comungar também da sua missão. Por isso a Igreja quando celebra a Eucaristia retorna à sua fonte, à origem e ao modelo da própria missão.

A partir de Cristo que se dá, que se deixa partir para vida do mundo, contemplando a que ponto chega o amor de Deus pela humanidade, a nossa vida deve tornar-se reflexo desse amor.

Na Eucaristia somos chamados a configurar-nos com Jesus Cristo, tornando-se a nossa vida, nossas ações uma extensão da própria missão de Jesus.

Quanto mais estivermos unidos a Cristo, mais a nossa vida se tornará um reflexo de sua vida e estaremos vivendo já aqui na terra aquela vida bem-aventurada que o Senhor reserva para cada um de nós.

Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog