domingo, 20 de abril de 2014

CRER NA RESSURREIÇÃO

O AMOR VENCE A MORTE

20/04/2014

Portal na Internet: www.domquintella.com.br 

A Igreja celebra hoje o domingo da ressurreição, porque com a ressurreição de Jesus se abre, uma nova esperança para todos os homens. Porque a sua morte é redentora. 

A ressurreição mostra o que a cruz significa. Assim, a Páscoa cristã antecipa o nosso caminho escatológico. O já ainda não da nossa salvação. O despertar da nossa ressurreição. 

A pregação na Galileia e em Jerusalém, a morte e a ressurreição, bem como as experiências pascais nas quais os discípulos vivem com Ele, Porque foi na experiência da Eucaristia que os discípulos puderam experimentar a força do Cristo Ressurreto. 

É muito significativo salientar este aspecto nas leituras de hoje, já que acreditar na ressurreição não supõe uma atitude estática em que contemplamos passivamente. 

Devemos saber que o nosso futuro não está em nos consumirmos na rigidez da nossa história e do que nos prende a este mundo. A nossa esperança aponta para mais alto, para a vida com Deus, que é o Único que pode fazer-nos humanos e Divinos. 

A fé na ressurreição nos propõe uma qualidade de vida que nada tem a ver com a procura que fazemos entre nós, com propostas de tipo social e económico. Trata-se de uma qualidade teologicamente íntima que nos leva muito além que toda a miséria e de toda a morte absurda. 

Recusar esta dinâmica da ressurreição seria como negar-se a viver para sempre. Não só seria recusar o mistério do Deus que nos deu a vida, como do Deus que se há melhorar a sua criação numa vida nova para cada um de nós. 

Acreditar na ressurreição não é só crer no Deus da vida. Não apenas isto é também confiarmos em nós mesmos e na verdadeira possibilidade que temos de ser alguém em Deus. 

Não é possível enganarmo-nos, aqui nada nem ninguém se pode realizar plenamente, em nenhuma dimensão da nossa própria existência. 

Mais além está a vida verdadeira; a ressurreição de Jesus constitui as primícias de que na morte nasce já. Para sempre. Não imaginação e fantasia. O desejo ardente do nosso coração de vivermos e vivermos para sempre tem na ressurreição de Jesus a resposta adequada dada por Deus. 

A morte foi vencida. Está consumada, foi transformada em vida por meio de Deus que amou Jesus até à morte.

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog