domingo, 2 de junho de 2013

O Poder da Fé Extraordinária no Ordinário da Vida Cristã

02/06/2013
Fé Inabalável
No domingo passado celebramos a Festa da Santíssima Trindade. Reiniciamos hoje o Tempo Litúrgico chamado Tempo Comum. No texto Lucano de hoje, Jesus entra em Cafarnaum.
O Centurião Romano. Envia aos anciãos da sinagoga para pedir para Jesus a cura do empregado. Apesar de o oficial romano ser considerado um pagão, sua atitude envergonha os representantes da sinagoga. Sua fé é emocionante.
Jesus põe-se a caminho com eles na busca da pessoa doente. Mas quando o centurião vê que Jesus está se aproximando de sua casa, ele corre ao seu encontro chamando-o de Senhor, com uma grande humildade.
A humildade daquele centurião romano que, consciente de seu poder e autoridade, não duvidou em reconhecer sua limitação para acolher Jesus com fé e receber dele aquilo que não podia ter com suas próprias forças. Até agora as pessoas procuravam tocá-lo, estar perto dele. O centurião acreditava que nenhuma distância poderia impedir Cristo de fazer sua obra de salvação.
Quantas vezes nós, cristãos, achamos que temos o poder da fé. Jesus nos convida neste domingo a abrir as portas de nossas comunidades, de nossa vida, para e deixar que sua sensibilidade entre em nós. Principalmente diante de tantas pessoas simples que acreditam em Jesus e consideram-se indignos que entre na sua casa.
Conhecemos nossas Misérias e fragmentos. Somos conscientes de nossas limitações de forma tal que nos levam a admirar a grandeza e o poder de Jesus. Não podemos ser cristãos de portas fechadas.
Caminhemos ao encontro dos excluídos da sociedade, excluídos porque não fazem parte de nossos interesses. É preciso reconhecer o outro e, assim, respeitar e defender sua dignidade de pessoas para então descobrir nele o mistério de uma fé que quebra nossas fronteiras.
Deixemos Jesus entrar em nossa vida, em nossas casas, em nossos relacionamentos para fortalecer nossa fé e viver na incerteza de quem confia na Palavra e no poder de Deus. Deixemos que nossa fé ilumine nossas relações e nossas mentes para que possamos enxergar a presença do Senhor em nosso meio.
Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog