sexta-feira, 21 de junho de 2013

Mística Missionária



A mística se revela na intimidade do encontro com o Senhor. O ser humano tem sede deste encontro, procurando responder às diversas situações vividas; nas alegrias agradece, nas dúvidas procura respostas e nos sofrimentos, alívio. Esta maneira de buscar a Deus pode ser caracterizada como satisfação pessoal e muitas vezes egoísta.

Todavia, pode-se afirmar que mística é esta sede de Deus, não só a nível pessoal, mas também em relação ao outro. É ela que faz a articulação entre o sentir Deus e o agir em Deus, o testemunhar a experiência de um Deus que passa pelo humano e fazer desta uma experiência divina.

A vivência humana torna-se divina na medida em que se torna missionária e passa a ser universal: todos se fazem um. A ação missionária leva o ser humano a uma práxis, gerando testemunho em suas dimensões vitais: social, política, econômica e religiosa.

Assim, o cristão torna-se militante no serviço à vida. Pode-se dizer que entre mística e missão existem alguns elementos que se complementam.  A partir da vivência cristã, nasce um real testemunho humano que faz o caminho divino, sendo inundado pela mística que fundamentalmente é vivenciar o encontro com Deus manifestado na prática histórica de Jesus.

Exercendo uma práxis política, social, econômica ou religiosa - o que importa é a fidelidade em gerar vida, tornamo-nos verdadeiros missionários e missionárias. Criamos uma nova mentalidade na vivência dos valores humanos e, assim, superamos a globalização para sermos universais.

Contemplamos o outro na diversidade e nas diferenças que por vezes nos separam e que podem unir-nos com esta nova práxis, fazendo-nos próximos e gratuitos.  Desta forma, o outro nos sugere a vivência de um amor sem fronteiras.

E isto só é possível na medida em que a mística é vivida na dimensão missionária no nosso cotidiano. É ela que torna a verdadeira à ação em nossa humanidade. Podemos então dizer que a mística missionária é o encontro do Humano com o Divino, do Divino com o Humano, e é neste encontro que a missão acontece, é nele que se fazem os discípulos e discípulas, onde se desenvolve a espiritualidade missionária e os grandes testemunhos acontecem.

Dom Eduardo Rocha Quintella

Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog