sábado, 23 de novembro de 2013


Solenidade de Cristo Rei do Universo

A celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo fecha o Ano Litúrgico onde meditamos, sobretudo no mistério de sua vida, sua pregação e o anúncio do Reino de Deus. Esta festa celebra Cristo como o Rei bondoso e singelo que como pastor guia a sua Igreja peregrina para o Reino Celestial e lhe outorga a comunhão com este Reino para que possa transformar o mundo no qual peregrina.

Em um mundo que se descristianiza e se seculariza, como expressar ainda o direito que Jesus tem de reinar. A resposta, que é dada pelo conjunto da Pastoral exercida pela Igreja, é o próprio sentido da Solenidade de hoje. Os autênticos cristãos confessam ser Jesus o Senhor, por conseqüência, querem que Ele tenha seu espaço de influência na História que ajudam a construir. 

Vivendo o sacerdócio régio comum a todos os batizados, os fiéis cristianizam o mundo, iluminando a consciência dos homens, libertando-a da escravidão do pecado, tornando-os aptos a descobrirem a beleza de Cristo. 

As sociedades com suas estruturas quando são fermentadas por genuínos cristãos descobrem espaços contínuos para o estabelecimento do humanismo integral. Aonde Cristo chega pela vivência dos fiéis, descortina-se um véu de esperança para o drama humano do sofrimento e da finitude.
Os leigos, particularmente, partícipes da realeza de Cristo, devem trabalhar para a promoção da pessoa humana, para animar de espírito evangélico as realidades temporais, e dar assim testemunho concreto de que Cristo Rei é libertador e salvador de todos os homens.

Cristo Rei, reina ou não no mundo, mas se reina ou não dentro de mim; não se sua realeza está reconhecida pelos Estados e pelos governos, mas, se é reconhecida e vivida por mim. Cristo é Rei e Senhor da minha vida. Quem reina dentro de mim, quem fixa os objetivos e estabelece as prioridades: Cristo ou algum outro.

Reconhecer Cristo como Rei do Universo é prestar culto ao Pai. Não cremos em um punhado de doutrinas, mas em uma pessoa, Jesus. E com Ele entregamos ao Pai o Reino de verdade e vida, santidade e graça, justiça, amor e paz. Servir a Cristo é servi-lO nos pequenos. Todo fiel deve estar consciente do caminho da cruz. Ela é a chave do Céu. 

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog