quarta-feira, 27 de novembro de 2013

+Dom Eduardo Rocha Quintella - Bispo Diocese Belo Horizonte - Exorta a Igreja Contemporânea.

Igreja Contemporânea

O papel da Igreja hoje é providenciar uma base institucional para os carismas a serviço da comunidade cristã. Enquanto a hierarquia proporciona estrutura e estabilidade para a Igreja, as comunidades religiosas proporcionam criatividade e espontaneidade. Quando a Igreja hierárquica se torna burocrática, necessário se faz criar espaço para a inovação e a reforma.

Na Igreja contemporânea, e a sua insistência de que a liberdade não é individual, mas corporativa. Há um ensinamento comum que diz que, porque somos batizados, gozamos da liberdade dos filhos de Deus. Porque todos os cristãos, hoje, sentem a pressão de ser desonestos de uma forma ou de outra. Portanto: eles não são livres. Nós, infelizmente, preferimos a ilusão.

A igreja é, acima de tudo, comunidade. Somente quando essa comunidade é uma realidade é que o ensinamento de Jesus tem sentido e se torna vivo. Somente quando a igreja local é Cristo na terra (o Corpo de Cristo) é possível ter uma eucaristia válida.

Somente quando a igreja local está ardendo com o fervor do bom samaritano, nós estamos livres do falso sistema de valores da sociedade. Somente quando vivemos em uma comunidade em que o amor é sempre ativo, é que nossas orações são respondidas.


+Dom Eduardo Rocha Quintella

Bispo Diocese Católica Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog