domingo, 10 de novembro de 2013

Dom Eduardo R. Quintella - Bispo Diocesano BH. Exorta sobre o Amor e Vida
10/11/2013

Vida e Amor

Dada à fragilidade do ser humano, é natural que o homem caia, após passar por dores e sofrimentos. O avanço das ciências e da tecnologia podem nos trazer benefícios mas também muitos males irreparáveis, se todo o conhecimento do homem for dirigido para o mal, esquecendo-se de praticar o bem.

O homem está suscetível a todos os tipos de adversidades, vez que forças inimigas de Deus nos cercam, tendo o homem provado a sua desobediência, quanto o próprio Deus o advertiu que não poderia desfrutar de todas as árvores que se mostram propícia ao nosso viver.

Mas Deus, nunca desiste daquilo que faz parte do seu Plano para a eternidade. E, como solução para a vida do homem, ele nos enviou Jesus, seu único filho, para nos ensinar a forma de encontrarmos o caminho da vida. Este caminho existe, é real e possível a todo aquele que crer e se reconhece incapaz, pecador e carente da misericórdia divina.

E assim como a água faz caminho entre as rochas, chegando de pingo em pingo a furá-las, no seguimento do tempo, assim semeia o Senhor o amor em nós, por meio de suas palavras (Evangelho) no coração do homem.

Toda a história nos mostra que Deus é amor e justiça. Logo, tudo que o homem pleitear, que não tenha por fundamento o amor, a essência de Deus, não tem parte com Ele. Porque a esperança nos faz caminhar e perseverar em todas as promessas de Deus para o homem. Não basta crê, tão somente, que Deus nos dá aquilo que o pedimos, mas é necessário o agir com confiança, sendo objetivo naquilo que almejamos.

Também o amor a Deus não poderá ser vinculado às realizações dos nossos pedidos. O verdadeiro amor ao Senhor é algo profundo, independente, como uma luz em nós, inseparável, presente em todas as nossas atitudes.

E, à semelhança do amor a Deus, deve ser o amor dispensado a alguém que amamos e nos relacionamos, a exemplo do marido, dos filhos, amigos, irmãos e ao próximo.

Posso afirmar que a vida sem amor não é vida, mas um vácuo, assim como Paulo tão bem explana, ao dizer que ainda que o homem seja completo, falando até a língua dos anjos, se não tiver amor é como bronze que soa ou como o sino que retine. O coração sincero agrada a Deus e o amor de uns pelos outros é o seu mandamento.

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog