sábado, 10 de novembro de 2012

A COMPLEXIDADE DO SER HUMANO CONTEMPORÃNEO




Ao longo do último século, o ser humano cresceu, progrediu e se desenvolveu mais do que em todos os tempos históricos da humanidade, particularmente nos campos da ciência, tecnologia, da medicina, das artes, ofícios, infraestrutura, com a conseqüente melhoria das condições de vida na Terra.
No entanto, apesar de todo avanço alcançado pelo homem no meio social, político, econômico e cultural, a grande maioria das pessoas vive à margem da sociedade de consumo, mesmo em países desenvolvidos, vivendo na mais profunda miséria material,  moral e espiritual.
Os desafios  existenciais do homem contemporâneo diante do pluralismo e incertezas que permeiam nosso tecido social hoje é exatamente o que significa o homem ser humano? Podem parecer óbvias a pergunta e a resposta, mas na realidade traz consigo um desafio próprio do nosso tempo.
Diariamente nos deparamos com crianças abandonadas nas ruas, idosos em depósitos públicos, irmãos nossos chafurdados em latas de lixo procurando o que comer pessoas sem perspectivas de trabalho, moradia, saúde, condições dignas de vida. 
O grande desafio e discussão são exatamente sobre os valores que nos tornam humanos. Quais são as nossas características humanas. E essa discussão, embora toque bem de perto em assuntos teológicos, na realidade deixa claro que necessitamos hoje de verdadeiros embasamentos filosóficos.
Vivendo nos grandes centros urbanos adotamos um modo de vida fundamentado na lógica material, na cultura fabricada, onde tudo passou a ser mecânico, descartável, de coisas a pessoas, gerando um estado de insatisfação permanente, mesmo diante de toda a satisfação material, provocando nas pessoas desvios de comportamento, vida solitária, egoísmo, vaidade, luxúria, processo depressivo e alienação.
Aqui se situa o futuro de nossa humanidade. Se os valores pelos quais lutamos e vivemos dependem unicamente de uma maioria que decide e não de algo muito mais profundo no ser humano, estaremos correndo sérios riscos em nossa própria dignidade humana.  
Este é o grande problema da humanidade, que não quer olhar para si própria, pois o ser humano se desligou de si mesmo, tendo muito medo de ver seu interior. Vamos dizer que ele odeia a percepção do seu íntimo.
Os pensadores de hoje não podem deixar de aprofundar sobre o assunto. A universidade, que é o lugar próprio do diálogo dos saberes, deve se engajar nessa discussão. É um tema necessário e importantíssimo para a vida do homem neste planeta.
 Em seu livro Tempo de transcendência, Leonardo Boff nos diz que o ser humano é um projeto infinito. Apesar da finitude ser inerente à condição humana, pois somos seres que caminhamos para a morte, o homem busca o infinito, e aí reside a dimensão da transcendência.
No dizer de Boff, somos seres de enraizamento e seres de abertura (imanência/ transcendência). A raiz nos limita porque nascemos numa determinada família, numa língua específica, com um capital limitado de inteligência, de afetividade, de amorosidade.
Esta é nossa dimensão de imanência. Mas somos simultaneamente seres de abertura, pois ninguém segura os pensamentos, ninguém amarra as emoções, ninguém é capaz de aprisionar-nos totalmente.
Esta é a nossa dimensão da transcendência que nos possibilita romper barreiras, superar os interditos, ir além de todos os limites. Nessa sociedade tão cheia de perguntas e de muitas decisões que influenciam a vida humana, uma reflexão sobre o transcendência do ser humano poderá lançar luzes sobre a nossa vida e nosso futuro. Que suscitam tantos debates éticos e morais contemporâneos, para desembocar no sentido último da existência e da realidade, à luz da fé.



+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog