quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Terceiro Domingo Comum (Mc 1, 14-20) - 22/01/2012




Tudo Começa Com Uma Boa Notícia
A celebração deste domingo traz consigo a particularidade catequética de ajudar os celebrantes a compreender a veracidade do Evangelho como narração do Mistério Pascal em nosso hoje, e destaca a importância da Palavra de Deus na Liturgia da Palavra, na vida pessoal e nas atividades da comunidade.
Como Comunidade, como membros da Igreja, que somos o Corpo vivo do Cristo; Corpo vivificado pelo Espírito Santo. É uma idéia, esta, que deveria estar sempre diante de nós. A Igreja não existe por ela mesma: ela vive do Espírito do Cristo; a Igreja não escolheu o Cristo: ela foi por ele amada, por ele fundada, por ele escolhida e é por ele sustentada e vivificada
Mas, para que experimentemos Jesus, é necessário que nós mesmos descubramos que somos pobres, que somos tão carentes, tão limitados, tão pequenos. Quando descobrimos isso, quando vemos que o mundo é assim, então experimentamos também que, em Jesus, Deus veio a nós, Deus deu-se a nós, Deus estendeu-nos as mãos, abriu-nos os braços e aconchegou-nos no coração.
Ao fim do Concílio Vaticano II falava-se muito em Igreja pobre e servidora, depois em opção preferencial pelos pobres; hoje talvez o pobre tenha escapado do vocabulário. Há ainda seres humanos à beira da morte e do caminho. Despertar nas pessoas a consciência e a atuação sobre tal realidade era a missão de Jesus. A nossa deve ser a mesma.
Desde domingo passado que a Palavra vem nos questionando sobre o nosso modo de ser e viver nossa pertença a Cristo e à sua Igreja. Pensemos, e não recebamos em vão a graça de Deus, para que, um dia, possamos participar da vida plena do Senhor, que, feito homem por nós, vive e reina para sempre. Amém.

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog