sábado, 14 de janeiro de 2012

FÉ E RESSURREIÇÃO


A única prova verdadeira 
da Ressurreição que convence,
 é a vida que hoje ressuscita e se renova.

As portas trancadas.. por medo podem significar nossa pessoal situação de seres ameaçados pela violência e por toda espécie de mal que nos isola do convívio com os demais.

Jesus se pôe entre os seus oferecendo sua Paz que é caminho para que a ressurreição fecunde nossa existência e história.

É preciso reconhecer os sinais de Jesus em nossa vida. Experiência de seu amor, que transforma nossas tristezas em intensas alegrias.

Crer na ressurreição não é só aceitar um fato do passado e um outro do futuro, mas é, antes de tudo, uma atitude de vida, que nasce com a descoberta de um amigo, vivo na vida, graças ao poder de Deus.

Crer na Ressurreição, portanto, é crer, não numa coisa, não em argumentos, mas é crer em Alguém, que atua em nós e por nós, com poder imenso, capaz de tirar a vida da morte e de fazer com que o que é velho se torne novo, orientando-nos para um futuro de grandes dimensões.

Crer na Ressurreição quer dizer: transpor, desde já, pela esperança, que antecipa o futuro, os limites que foram transpostos ou rompidos pela ressurreição de Jesus crucificado.

Nenhum limite, nenhuma barreira, nenhuma dificuldade, nada neste mundo, será capaz de matar a vida e a esperança, que assim nasceram no coração do homem.

Crer na Ressurreição nada tem a ver com fuga ou alienação do mundo para o além-morte ou com um cristalizar-se em torno de um fato do passado que já se foi.

O objeto da fé na Ressurreição não é colocado nem na eternidade do céu, nem na impenetrabilidade do passado, mas no futuro da terra sobra a qual foi fixada e está fincada até hoje a cruz de Cristo.

O fato do passado, testemunhado pelos Apóstolos, é o fundamento. Mas sobre este fundamento está o prédio da vida que não morre e que renasce das cinzas da morte, antecipando o novo que aparece sob as mãos dos que nela acreditam.

O ponto chave da fé na Ressurreição é o homem descobrir na sua vida esta força atual e permanente de Deus que é um Deus dos vivos.

Só assim o homem ressuscita e, ressuscitando, perceberá o alcance da sua fé na Ressurreição.

Não serão os argumentos científicos que darão valor à fé na Ressurreição, mas será a experiência concreta da Ressurreição que dará valor aos argumentos que em defesa da mesma encontrarmos.

A única prova verdadeira da Ressurreição que convence, é a vida que hoje ressuscita e se renova, que hoje vence as forças da morte, fazendo com que as forças represadas e oprimidas da vida sejam descobertas e libertadas para alegria e esperança de todos.

Esse é o comprovante de que, no homem, atua uma força mais forte do que a morte, a força de Cristo Ressuscitado.


+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog