segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Festa da Conversão de Paulo Apóstolo


Como batizados não recebemos a fé 
como um dom egoísta e para si mesmo.

O Apóstolo Paulo Teve uma revelação tão forte, que marcou profundamente sua vida, seu pensamento e ação. Mas este acontecimento foi também de importância decisiva para o desenvolvimento da Igreja. O Apóstolo dos gentios, na verdade, será o Apóstolo que mais virá a contribuir para a expansão missionária da Igreja entre os gentios.

Aqueles que vivem em família ou em comunidade encontram nela o ambiente e a maneira de viverem a sua fé. Não se pode viver, nem em família nem em comunidade, sem amar e sentir-se amado. Se cada um de nós se der totalmente na vida familiar ou na vida comunitária, seremos também humanamente felizes.

Como batizado não recebemos a fé como um dom egoísta e para si mesmo: a fé é missionária, até com o empenho quotidiano de dar bom exemplo da fidelidade aos compromissos que assumimos.

Jesus encarnou para revelar o amor do Pai e isso Ele fez com palavras, com gestos de misericórdia, com milagres e com a sua morte. Por isso, antes de sua ascensão, ele convidou os discípulos a ir ao mundo inteiro para anunciar o Evangelho a todos os povos.

O que podemos tirar como ensinamento, deste episódio da conversão Paulina: Que nunca devemos desesperar, seja pela nossa salvação, seja pela dos outros. Muitas vezes desanimamos diante dos problemas e esquecemos que Ele está no meio de nós.

O relacionamento com os irmãos deve ser permeado de esperança e confiança; nunca dizer não tem jeito. Como aconteceu na vida de Paulo, também na nossa e na dos outros é sempre possível mudar, melhorar e começar de novo.

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog