sábado, 14 de janeiro de 2012

Segundo Domingo Comum




Senhor, fala que teu servo escuta.

Em certo sentido, a liturgia deste segundo Domingo comum, ainda está ligada ao Santo Natal, tempo da manifestação do Senhor. Portanto, estamos ainda em clima de Manifestação, de Epifania daquele que veio do Pai para nossa salvação.

A celebração continua iluminada pela teologia da Epifania: Jesus realiza o primeiro sinal e manifesta a sua glória. É uma celebração epifânica que convida os discípulos a crer e se inserir na nova Aliança.

Dentro do contexto teológico da nova Aliança, a atenção vai do milagre para o projeto de vida a ser realizado por aqueles que nele crêem, na vida pessoal e nas atividades da comunidade.

O Cristo que habitou entre nós, conosco continua através do Espírito Santo. Se formos fiéis à sua ação, nossas Comunidades serão vivas, os carismas e ministérios serão abundantes, a alegria de ser e viver como Comunidade não faltará, o nosso testemunho de Jesus Cristo será entusiasmado e convincente e a nossa esperança será inabalável, mesmo diante das dificuldades do mundo e da vida.

O Espírito que o Cristo derramou sobre nós com a sua morte e ressurreição é a alma, a lei, a vida da Igreja, novo Israel, novo povo de Deus. Por isso toda a vida da Igreja, tão rica e dinâmica, como sendo fruto da ação animadora e sustentadora do Espírito Santo, isto é, em vista da edificação da Igreja, Corpo de Cristo.

O Senhor manifestou a sua glória e seus discípulos creram nele. O Senhor se manifesta agora, pela sua Palavra e pela sua Eucaristia, e nos reúne na força amorosa e transformadora do Espírito Santo. Creiamos.

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog