O Senhor Vem!
O Advento, tempo de esperança e de conversão, está no coração da Igreja missionária. Memória da primeira vinda do Senhor em nossa carne mortal; súplica em vista da última e gloriosa vinda de Cristo, Senhor da história e dos novos tempos anunciados pelo profeta Isaías.
A liturgia do quarto Domingo do Advento é uma Liturgia preparativa, com a finalidade de revelar o que será celebrado no Natal. É uma celebração que, simbolicamente, assume o papel da porta de ingresso, que se abre para introduzir os celebrantes no conhecimento da revelação e realização da promessa divina, celebrada no Natal de Jesus Cristo.
O Mistério da Encarnação do Filho de Deus, que se fez Homem tal como nós, não deixa de provocar emoção e júbilo nos cristãos de todos os tempos. De fato, só à luz da Sua morte e Ressurreição, a Sua encarnação ganha pleno sentido. Com o seu nascimento, teve início a nossa salvação. Este mistério sempre fez suscitar a necessidade dum tempo de preparação e aprofundamento do nascimento de Jesus e da Parusia (vinda gloriosa, no fim dos tempos).
A espiritualidade do Advento resulta assim uma espiritualidade comprometida, um esforço feito pela comunidade para recuperar a consciência de ser Igreja para o mundo, reserva de esperança e alegria. Mais ainda, de ser Igreja para Cristo, Esposa vigilante na oração e exultante no louvor do Senhor que vem.
+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário