sábado, 14 de setembro de 2013

Dom Eduardo Rocha Quintella - Bispo Diocesano Belo Horizonte - Publica encarte da Teologia da Biblia

14/09/2013
Conhecendo mais a Bíblia
1 – Qual é o centro da Bíblia?
O centro e o fio condutor de toda a bíblia é a aliança entre DEUS e os homens, sendo JESUS Cristo o Centro desta Aliança.  Ele é o ponto máximo
2 – O que o A.T.?
O A.T. é onde encontramos a história de Israel, o povo que DEUS escolheu para com ele fazer uma aliança.  Narra como surgiu, como viveu, como foi governado.  O AT é antes de tudo, a história desse povo com DEUS, pois tudo que se conta no AT está ligado com DEUS.
3 - 0 Como se divide o AT?
O AT se divide em 4 partes, sendo elas:
- Pentateuco ou Tora que significa lei – compreende os cinco primeiros livros da Bíblia, onde é narrado: criação do mundo e do homem, a formação do povo de Israel, sua libertação e condução através do deserto para a terra prometida, e as normas básicas que devem reger uma sociedade justa e fraterna.  Reflete um DEUS livre e que liberta.  JESUS, que veio trazer a libertação e a vida em plenitude.  JESUS não aboliu, mas aprofundou o sentido dessas leis.  Ele resumiu toda a Lei.  “Tudo o que desejam que façam a vocês, façam vocês a eles. Pois esta é a Lei e os Profetas”. Mt7,12.
- Os livros históricos – eles nos mostram momentos da vida do povo de Israel na terra prometida e no exílio: suas grandezas e lutas.  Mostram também, as conseqüências da fidelidade ou infidelidade ao DEUS da Aliança.
- Os livros poéticos e sapienciais – eles tratam dos problemas que surgem na vida de cada um e que exigem um discernimento, para que se possa encontrar sentido e realização na vida.
- Os livros proféticos – são livros que apresentam uma crítica profunda do presente, para abrir caminhos para o futuro.  Os profetas criticam estruturas políticas, econômica, sociais e religiosas injustas e opressoras.  Eles exigiam mudanças radicais.  Após o exílio da Babilônia eles anunciaram consolação e esperança no Senhor, para que o povo de Israel possa reconstruir a sua história o projeto da aliança com DEUS.
4 – De que se trata o livro do Gênesis e quais são as suas partes?
Gênesis narra a criação do mundo da história do povo de DEUS.  Ele se divide em três partes:
- Capítulos de 1-11 – capítulo 1 e 2 narram a criação do mundo do homem por DEUS.  É duas histórias para apresentam a grandiosidade do homem e da mulher.
- Capítulos 3-11 mostram a história dos homens e do processo humano dominado pelo pecado.  O homem quebra o relacionamento consigo mesmo, com o irmão, com a natureza, e com a comunidade, reduzindo a convivência em uma confusão.  Esta confusão foi chamada de Torre de Babel.
- Capítulos 12-36 – contam a história dos patriarcas, a formação da comunidade de Israel, que dentro do mundo, será o portador d Aliança entre DEUS e os homens, tendo como vocação, uma comunidade que DEUS tem como único Senhor.
- Capítulos 37-50 – Esta parte é linda, pois nos narra a história de José, preparando assim o relato do livro do Êxodo.  Nesta história encontramos a mais grandiosa ação de DEUS entre os homens, isto é, a libertação e um povo da escravidão.
5 – Qual é o cento do livro do Êxodo e qual é a sua importância?
A mensagem central é a revelação do nome do Seu Verdadeiro: JAVÉ.
A pergunta fundamental é a “Qual pé o verdadeiro DEUS”? A importância deste livro é para entendermos o que significa JESUS como Filho de DEUS e para sabermos o que o reino de DEUS.
6 – O que é válido no livro Levítico para sempre?
Neste livro podemos descobrir a preocupação minuciosa de mostrar que DEUS é Santo e que está presente em todos os setores da nossa vida, acusando, julgando, salvando e chamando-nos a sermos santos como Ele Lv19, 2. É neste livro que encontramos uma regra de ouro que JESUS vai retomar: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” Lv19, 18.  Este livro é mais para ser consultado.
7     – O Que mais chama atenção no livro dos Números?
- A organização do povo com todos participando.  A organização mostra que dentro do povo de DEUS, as funções devem ser repartidas, visando a realização do projeto de DEUS.
- A preocupação de ter a presença de DEUS no centro, simbolizando pela arca.
- O realismo do livro, pois dentro da organização citada, aparecem certes conflitos, ver capítulo 16, e seus chefes estão sujeitos a fraqueza e desânimo.
- A necessidade de ter  um lugar para um profeta, mostrado na história do adivinho estrangeiro, narrado no capítulo 22 a 24.
8 – Qual a idéia central do Deuteronômio?
A idéia central de todo o livro é que Israel viverá feliz e próspero na terra se for fiel à aliança de DEUS; se for infiel, terá a desgraça e acabará perdendo a terra. O livro nos relembra o decálogos capítulo 5,1-22, mostrando o comportamento fundamental do homem para com DEUS é o amor com todo  o ser Det6,4-9.
Este livro nos apresenta uma catequese, sobretudo das leis cap12, 26, onde se procura ensinar ao homem como viver em sua relação com DEUS, com as autoridades, com o outro homem e até mesmo como os seres da natureza.
Notar, sobretudo que DEUS é chamado de Pai Det1, 31, e os membros do povo são chamados irmãos entre si, a vocação do povo de DEUS é a fraternidade e a partilha.
9 – O que são livros históricos?
São livros que ocupam a maior parte do AT. Neles encontramos a história do povo de DEUS, deste a entrada na terra prometida até quase a época de JESUS Cristo.  Neles encontramos uma interpretação dos acontecimentos a partir da fé.  Estes livros são:
- Josué, Juízes, 1Samuel, 2Samuel, 1Reis, 2Reis – mostram que a história de Israel depende da atitude que o povo toma na aliança  com DEUS.
- 1crônica, 2crônica, Esdras, Neemias, 1Macabeus, 2Macabeus – mostram normas básicas para sobrevivência e a organização do povo de DEUS depois do Exílio na Babilônia (Esdras e Neemias) fundamenta estas normas desde o início (1 e 2 Crônicas).
- 1 e 2 Macabeus – mostra a resistência heróica de um grupo diante da dominação estrangeira que procura destruir a cultura e religião do povo de Israel.
- Rute, Tobias, Judite e Ester – apresentam modelos de vivência da fé diante de situações difíceis, seja de vida pessoa (Rute, Tobias), como nacional (Judite e Ester).
10 – O que nos conta o livro de Josué?
Este livro nos fala da conquista e a  partilha de Canaã, a Terra Prometida pelas tribos de Israel.  A conquista da terra foi um processo longo e lento, ora pacífico, ora violento,  que só terminou dois séculos mais tarde, com o  rei Davi.  O personagem central do livro é a Terra Prometida conquistadas pelas tribos de Israel. DEUS concedo o Dom, mas não viola a liberdade e nem prescindo do esforço do homem.  A graça de DEUS é isso; fruto do Dom de DEUS e da conquista do homem.  Josué é uma grande lição sobre a graça.
11 – O que é mais importante Juízes?
O mais importante é que a leitura desta história vale também para toda história de Israel e também para a nossa, que pode ser resumida em 4 palavras: pecado, castigo, conversão e salvação.
12 – O que nos mostra o livro de Rute?
O livro de Rute nos mostram que o amor de  DEUS é para todos.  Este livro é uma bela mensagem para nós hoje.  É também uma grave advertência tanto para aqueles que fazem as leis, como para aqueles que obedecem à letra das leis, mas não o espírito das mesmas.  As leis devem ser, antes de tudo, um serviço aos pobres e uma defesa do direito de todos terem seu pedacinho de chão.
13 – Onde nos é narrada a história de Davi?
A narração começa no 1Samuel capítulo 16, mas a história está centrada na 2 Samuel. Davi é apresentado como o rei ideal, que obedece a DEUS e serve ao povo.  Graças a sua hostilidade política, ele conseguiu a simpatia das tribos sendo aclamado o primeiro rei de Judá, sua tribo.  Depois Davi conquista Jerusalém e a torna ao mesmo tempo o centro do poder político e da religião de Israel. O ponto mais alto de sua história é a profecia de Natã 2Samuel7, onde o profeta anuncia que o trono de Jerusalém sempre será ocupado por um Messias, que quer dizer rei ungido, da família de Davi.
Davi passou para a história como modelo de autoridade política e justa.  Por isso, mesmo com o fim da realeza, os Judeus permaneceram confiantes no ideal messiânico e ficaram à espera do Messias que iria reunir o povo, defendê-lo dos inimigos e organizá-lo numa sociedade justa e fraterna.
Dizendo de JESUS é descendente de Davi, os evangelhos mostram que JESUS é o Messias esperado (daí o nome grego Cristo=Messias).
14 – O que são livros sapienciais e poéticos?
O nome de SAPIENCIAIS é dado a cinco livros do AT: Provérbios, Jó, Eclesiastes, Eclesiástico e Sabedoria.  A estes são acrescentados dois livros poéticos: Salmos e Cânticos dos Cânticos.  Podemos dizer que esses livros apresentam a sabedoria e a espiritualidade de Israel.
15 – O que nos mostra o livro de Jó?
O livro de jó nos mostra a verdadeira religião.  O autor discute a própria concepção de religião. Israel concebia a relação com DEUS baseada na doutrina da retribuição: DEUS devolve o bem com o bem e o mal com o mal.
O autor nos mostra que a verdadeira religião é mistério de graça e gratuidade: o homem se entrega livre a gratuidade a DEUS; DEUS, mistério insondável, volta-se para o homem gratuitamente, a fim de estabelecer com ele uma relação de vida.
A passagem mais linda encontra-se em Jo42, 5 que é o convite a abertura e a entrega a DEUS, que leva a experiência do novo: ”antes eu te conhecia só de ouvir, mas agora meus olhos te vêem”.
Este pequeno resumo os ajudarão amar e entender um pouco a maior Carta de Amor que já existiu.
Cantar: A Bíblia é a Palavra de DEUS...
+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog