sábado, 28 de setembro de 2013

Amor Ágape

Dom Eduardo R. Quintella




Tenho pensado muito sobre o amor verdadeiro tentando compreender que força é essa que nos impulsiona, que nos revigora e nos faz sermos muito melhores. Definições teóricas não me foram suficientes porque o amor é muito maior do que as palavras e acabei não conseguindo compreender. Deus, porém, me fez compreendê-lo com a vida.

Ontem escrevi para uma pessoa pedindo a ela perdão porque achei que não a havia tratado com devido amor e sim com um pouco de rigidez. Pedi a ela que me perdoasse por ter sido firme demais quando na verdade deveria ter sido amável. Mais tarde recebi a resposta do meu pedido de perdão e dizia assim: “Não se preocupe com seu jeito de ser, pois eu te amo desse jeito. Te amo pelo que você é e não pelo que você faz”.Quando acabei de ler senti que uma profunda cura acontecia dentro de mim e então entendi: “Isso é amor”, porque só o amor é capaz de curar dessa forma. Foi a resposta que eu tanto procurava e embora já tivesse ouvido isso outras vezes, nesse momento ela caiu de forma diferente.

Por causa dessa simples frase pude entender que o amor verdadeiro não pára diante das contrariedades, ele vai além. Ele não pára nos defeitos ou nas nossas reações momentâneas, ele sabe que a pessoa não é o que faz, sabe que ela é muito mais do que isso, ela é aquilo que Deus a criou, é limpa, é pura, sem mancha e por compreender isso, ele é capaz de acreditar no outro mesmo diante das contrariedades, e quando é amor ele é capaz de curar. A partir disso tenho feito o exercício de não parar nos defeitos e nas limitações que a pessoa traz e nas marcas que ficaram por causa da sua história, procuro me lembrar que ela não é aquilo que faz, ela é muito mais, é aquilo que Deus a criou.
É um exercício árduo, duro e contínuo, porém é um caminho seguro para aprendermos a amar e para sermos nós também curados e restaurados como filhos de Deus feitos a sua imagem e semelhança.

Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog