domingo, 8 de setembro de 2013

Dom Eduardo R. Quintella Traços elementos fundamentais do Sacramento da Crisma

08/09/2013
Sacramento da Crisma
Opção de um católico consciente

No Brasil, existem mais de 100 milhões de pessoas que se dizem católicas. Destas, cerca de 20% frequentam a missa aos domingos. Apenas 5% do total participam mais efetivamente da Igreja.
Com estes dados podemos pensar: quem são os verdadeiros católicos? Você é mais um católico de batizado, casamento e missa de sétimo dia? Ou você é um católico consciente que vem a missa, que se sente Igreja, que aceita a fé católica e participa da comunidade?
Se você acredita que está no grupo dos católicos conscientes ou quer estar nele, deve-se fazer mais uma pergunta: Você já recebeu o sacramento da CRISMA?
A palavra sacramento tem o sentido de sinal sensível que nos comunica a graça de Deus. Ou seja, através dos sacramentos Deus nos transmite sua graça. No batismo, nós recebemos o dom do Espírito Santo e nos tornamos filhos de Deus e participantes da Igreja, que é a imagem do Reino de Deus na terra.
Através do batismo, que recebemos quando crianças, Deus nos dá a semente; nós durante nossa vida devemos regá-la para que produza os frutos do Espírito Santo. Muitas pessoas não aproveitam esta semente e a deixam estéril, seca, sem produzir frutos.
Por isso o mundo está como está hoje. Não aproveitamos o dom que Deus nos deu: o dom de Seu Espírito. Alguém pode perguntar: Se já recebi o Espírito Santo no batismo para que preciso da Crisma? O sacramento da Crisma também nos comunica o Espírito Santo.
Mas através da Crisma nós aceitamos e confirmamos nosso batismo e a fé católica. Por isso, o sacramento do Crisma também é chamado de Confirmação. Através da Crisma, o cristão católico se une mais fortemente a Cristo e a Igreja, assumindo sua missão evangelizadora. Nós nos tornamos verdadeiros soldados de Cristo. Com a Crisma, nós recebemos nossas armas para a grande batalha da Salvação. Nós assumimos o compromisso com nossos irmãos, crentes ou descrentes. Nós passamos a fazer parte do exército de Deus e ele nos dará os dons necessários para empreender nossa tarefa.
A Crisma ou Confirmação é a opção natural para quem é católico e é consciente. E a opção positiva de quem ama a Jesus Cristo e quer participar do Reino de Deus e ajudar a construí-lo. O sacramento da Crisma é o caminho natural para alcançarmos a plenitude da vida em Jesus no Espírito Santo e para termos forças para enfrentar a tudo e a todos pelo Amor do Pai.
 Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog