sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Dom Eduardo R. Quintella - Bispo Diocesano Ortodoxo Belo Horizonte - Elucida Bíblia e Fraternidade

06/09/2013
Bíblia e Fraternidade
Estamos no mês da Bíblia. Jesus nos convida ao diálogo para superar os conflitos, pois vivemos neste mundo marcado por tanta violência que causa muitas vitimas na sociedade.
Por isso, Jesus vem nos ensinar que correção fraterna, apesar de difícil, é um belo gesto de ajuda entre os irmãos que se amam e se respeitam. Aproveitemos todo este mês para nos dedicarmos mais ao estudo da Palavra de Deus.
A Igreja, embora de instituição divina, conhece a dura realidade do pecado. Composta de homens e mulheres, nela sempre estará juntos o bem e o mal, a justiça e o pecado.
Ela é na história um corpo misto, e não uma comunidade de puros, perfeitos e santos. Ela deve mostrar uma prontidão especial para com aqueles que fracassam em sua vida cristã.
A Igreja se apresenta, então, como comunidade de salvação, no sentido sacramental: ela representa, torna presente o Salvador, que nos une com o Pai. A verdadeira comunidade eclesial é sacramento de Cristo e do Pai.
Com a certeza da presença do Ressuscitado no meio da comunidade, somos convidados a agir como Deus age. Neste mundo de competição, ganância, mentira e acumulação, a comunidade deve ser um espaço alternativo de solidariedade, fraternidade, prática da justiça, da verdade e do perdão.
O verdadeiro amor não deixa as pessoas como são com seus defeitos e as suas limitações. Amar um irmão significa ajudá-lo a crescer em todos os níveis, querer concretamente a sua libertação, daquilo que é defeituoso e mau, lutar por sua plena humanização.
Corrigir é a grande obra de amor. Na correção fraterna o cristão faz largo uso do encorajamento. Corrigir o irmão para os caminhos de Deus é uma das maiores facetas da caridade.
Como é rica e particularmente importante a Palavra do Senhor. Vamos guardá-la e transformá-la em vida. Temos, com certeza, muitos irmãos que esperam, sem saber, a nossa ajuda amiga, para a descoberta do verdadeiro sentido de suas vidas.
+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Católico Ortodoxo Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog