sexta-feira, 26 de outubro de 2012

VIDA ECLESIAL E MISSÃO


No dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu com poder sobre os Apóstolos; teve assim início a missão da Igreja no mundo. O próprio Jesus tinha preparado os Onze para esta missão aparecendo-lhes várias vezes depois da sua ressurreição.
Antes da ascensão ao Céu, ordenou que não se afastassem de Jerusalém, mas que aguardassem que se cumprisse a promessa do Pai; isto é, pediu que permanecessem juntos para se prepararem para receber o dom do Espírito Santo. E eles reuniram-se em oração com Maria no Cenáculo à espera do acontecimento prometido.
Na vida eclesial, os que estão abraçando a causa do apostolado missionário, e ao mesmo tempo, levando uma palavra de esperança, que vem de Deus, sabem que o primeiro agente da evangelização é sempre o Espírito Santo.
Por isso, nossa esperança é de uma missão, que produza corações novos, pessoas novas, vida nova, famílias novas, sociedade nova, isto é, essa novidade radical do Evangelho agindo concretamente na vida das pessoas, na vida da sociedade hoje.
A própria mensagem do evangelho quer ser um estímulo para assumir o mandato missionário de Jesus de ir e fazer discípulos, mas sentimos que temos um longo caminho a percorrer, por isso, estamos buscando iluminar esse caminho com a Palavra de Deus, é claro que com renovado ardor, abraçar a evangelização. Levando as pessoas a um verdadeiro encontro com Jesus, nas suas várias formas.  
A experiência do encontro com Jesus feito com a samaritana está hoje na base do anúncio do Evangelho. Nós precisamos evangelizar a partir dessa experiência do encontro com Jesus e levar às pessoas a experiência do encontro com Cristo, nas suas várias expressões, na oração, na escuta da Palavra, na Eucaristia, na vida da comunidade, no amor fraterno, no serviço da caridade.
A evangelização. Embora a responsabilidade seja também de cada um de nós, ela é tarefa eclesial. Não se evangeliza sozinho, cada um por si. Nós evangelizamos em comunhão, assumindo a vida em comunidade.
Nós vivemos em uma sociedade muito individualista e não podemos reproduzir esse esquema dentro da Igreja, sobretudo, quando se trata desse trabalho evangelizador, nós precisamos lançar juntas as redes, confiando na presença de Jesus Ressuscitado.
Porque Cristo, levantado no alto sobre a terra, atraiu para si todos os homens; ressuscitando dentre os mortos enviou seu Espírito vivificador sobre seus discípulos e por ele constituiu seu Corpo que é a Igreja, como sacramento universal de salvação.
Estando sentado à direita do Pai, sem cessar atua no mundo para conduzir os homens à sua Igreja e por Ela uni-los assim mais estreitamente e, alimentando-os com seu próprio Corpo e Sangue, torná-los partícipes de sua vida gloriosa.


+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog