domingo, 6 de maio de 2012

V Domingo da Páscoa Ano B. Dia 06/05/2012. (Jo 15,1- 8)


 Eu sou o caminho, a verdade e a vida

 Neste quinto Domingo do Tempo Pascal, o Cristo ressuscitado apresenta-se como o caminho a ser seguido para chegar ao Pai. A Liturgia nos conduziu até este Domingo para dizer algo muito importante: a vida concreta do cristão realiza-se se for vivida em Cristo, com Cristo e por Cristo. 

Este Domingo questiona a vida pessoal e comunitária na sua realidade e no seu modo de existir, sem esquecer que somos caminhantes e que nossa peregrinação tem um significado. A experiência que o discípulo tem da ressurreição lhe dá uma certeza: Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Para o discípulo, não existe nenhum outro percurso existencial que possa ser feito fora dele. A força do seguimento o coloca dentro da vida do Ressuscitado. 

Apesar disso, dentro da comunidade cristã aparentemente nem tudo é dom, nem tudo é bondade. Ao contrário daquela imagem idealizada pelo autor dos Atos no capítulo segundo, onde todos eram unânimes na partilha dos bens e nas orações, a passagem apresentada no sexto capítulo nos mostra uma comunidade onde há murmurações e divisões. 

Diante das fraquezas humanas, do medo da solidão e do abandono, Deus se revela como um Deus condescendente, um Deus que quer a salvação de todos os homens e oferece paz ao nosso coração irrequieto, muitas vezes tomado pelas preocupações humanas. 

 Deus conhece nossas limitações e se nos faz próximo, nos oferece um ambiente familiar, um lar onde possamos encontrá-lo e fazer comunhão com ele. Mas muitas vezes nos encontramos tão céticos que não conseguimos enxergar. 

Os tempos difíceis que vivemos, e cuja dureza e crueza se vão fazer sentir ainda mais, exigem da comunidade cristã uma resposta de proximidade, mais atenta e mais adequada.Tenhamos fé. Tenhamos confiança. 

 É que na base da construção da Igreja, enquanto comunidade orante, não está a nossa ciência, nem a nossa eficiência. Está Cristo, como Pedra Angular. Aqui há sempre um lugar preparado para nós. 



 +Dom Eduardo Rocha Quintella 
Bispo Diocese de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog