sábado, 26 de maio de 2012

Solenidade de Pentecostes (João 7, 37-39) – Ano B – Marcos – Dia 27/05/2012

A comunidade santificada pelo Espírito fala uma linguagem compreensível a todos.
Nestes 27 de maio, a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes. Dia em que celebramos o nascimento da igreja com o batismo no Espírito Santo. É a Igreja, como comunidade, que nasce de Jesus, assistida pelo Espírito e chamada a testemunhar aos homens e mulheres o projeto libertador do Pai. Com a morte de Jesus, a Comunidade, nascida da ação criadora e vivificadora do Messias, ainda não havia se encontrado com o Cristo ressuscitado e não tinha consciência das implicações da ressurreição.
Era uma comunidade fechada, insegura, com medo, que necessitava fazer a experiência do Espírito e, só depois, estaria preparada para assumir a sua missão no mundo e dar testemunho do projeto libertador de Jesus. O gesto de Jesus de soprar sobre os discípulos reproduz o gesto de Deus ao comunicar a vida ao homem de argila. Com este sopro, Jesus transmite aos discípulos a vida nova e faz nascer o Homem Novo.
A comunidade santificada pelo Espírito fala uma linguagem compreensível a todos. Os dons recebidos do Espírito são para a edificação da comunidade. Jesus nos garante a presença do Espírito para que a comunidade seja acolhedora e reconciliadora. Agora, os discípulos possuem a vida em plenitude e estão capacitados a fazer da sua vida um dom de amor aos homens e mulheres. Animados pelo Espírito, eles formam a comunidade da nova aliança e são chamados a testemunhar, através da pregação e do testemunho, o amor de Jesus.
A vinda do Espírito Santo sobre os homens e mulheres reunidos no cenáculo alterou o curso da história e transformou-os em testemunhas capazes de interpretar o misterioso fato de que a derrota de Jesus, na verdade, era a mais retumbante das vitórias e a definitiva palavra de interpretação de Deus sobre a história humana. O Espírito derramado no coração da comunidade é sinal e garantia da presença do Ressuscitado na vida e na caminhada do povo de Deus
Essa é uma das mais completas definições de Pentecostes, festa que deve nos conduzir a uma profunda reflexão sobre a misteriosa presença do Espírito Santo em nossas vidas, na vida de nossa família, na Igreja e na própria História. É através do Espírito Santo que nascemos para a vida em Deus e renascemos, continuamente, para o seu Projeto. Com a Igreja, aprendemos a orar e pedir, incessantemente, ao Espírito para que renove a face da Terra.
Como templos do Espírito Santo, somos convidados a viver segundo este mesmo Espírito. Assim, seguindo a Jesus, como cristãos, devemos ter uma vida segundo este Espírito, que é justamente o contrário da vida que o mundo nos oferece. E viver segundo o Espírito é na verdade viver de conformidade com os critérios e perspectivas de Deus, obedientes aos ensinamentos de Jesus Cristo.
Ao celebrarmos a Festa de Pentecostes nos abrimos para receber em abundância os dons do Espírito: sabedoria, entendimento, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus. Peçamos então ao Espírito que nos plenifique com os seus frutos: caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, lealdade, mansidão e continência.
Mas na festa de Pentecostes somos ainda chamados a nos unirmos a todos os povos que invocam o nome de Deus e a todo o universo numa oração fraternal. É, portanto, tempo de intensificarmos o grande desejo da unidade e assumirmos, efetivamente, a causa da unidade visível das igrejas cristãs e do diálogo entre as religiões e as culturas.

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog