sábado, 19 de maio de 2012

Ascensão do Senhor – 20/05/2012 (Mc 16, 15-20) – Ano B - Marcos


Deus é nossa origem e nossa meta definitiva.

Celebramos neste domingo a festa da Ascensão do Senhor. Depois de ressuscitar e aparecer às mulheres e aos apóstolos Jesus se despede deles/as antes de voltar ao Pai, subir ao céu. Dessa maneira, esta festa revela a altíssima vocação de toda pessoa humana: viver em Deus, participar de seu Reino eternamente. Deus é nossa origem e nossa meta definitiva.
A Ascensão de Cristo ao céu não é o fim de sua presença entre os homens, mas o começo de uma nova forma de estar no mundo. Sua presença acompanha com sinais a missão evangelizadora de seus discípulos. A Ascensão de Cristo é também o ponto de partida para começar a sermos testemunhas e anunciadores de Cristo exaltado que voltou ao Pai.
O Senhor glorificado continua presente no mundo por meio de sua ação nos que crêem em sua Palavra e deixam que o Espírito atue interiormente neles. O mandato de Jesus é claro e vigente: Ide a todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda a criatura. Por isso, a nova presença do Ressuscitado em sua Igreja faz com que seus seguidores constituam a comunidade de vida e de salvação.
É esta certeza que fez e faz a Igreja caminhar no meio de luzes e sombras, buscando viver sua identidade de discípula-missionária, nos diferentes cenários culturais, sociais, religiosos da história.  Assim Jesus se encarnou a fim de nos abrir caminho para o Pai, colocando sua tenda no meio de nós e permanecendo conosco.
Sua comunidade para levar adiante sua missão precisa viver sempre inserida no mundo. Esse é o lugar da Igreja: o mundo, com seus avanços e retrocessos, com suas vitórias humanas e suas devastações de diferentes índoles. Mundo que interpela e desafia a fé da comunidade eclesial.
Celebrar a festa da Ascensão é agradecer a Deus o presente de nossa vocação eterna já alcançada para todos/as por Jesus e renovar nosso compromisso eclesial de ser comunidade convocada e enviada para que todos os povos tenham vida e vida em abundância. 




+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog