domingo, 6 de novembro de 2011

XXXIIº Domingo Comum Ano A – 06/11/2011 – (Mateus 5,1-12) - Solenidade de todos os Santos

Bem-aventurados os que são perseguidos 
por causa da justiça, 
porque deles é o Reino dos Céus.


A liturgia do XXXIIº Domingo do Tempo Comum convida-nos à vigilância. Recorda-nos que a segunda vinda do Senhor Jesus está no horizonte final da história humana; devemos, portanto, caminhar pela vida sempre atentos ao Senhor que vem e com o coração preparado para acolhê-lo.

Ao fazer uso da pedagogia das Bem-aventuranças, Jesus, respeitando nossa liberdade de escolha, quer nos apontar qual é o caminho para a santidade.

A santidade cristã, na realidade de nossa existência provoca a mentalidade do mundo, que reage com perseguição; com as mais variadas formas de perseguição, desde aquela física como aquela psicológica.

A santidade é a perfeição de vida que se conquista no dia-a-dia, com altos e baixos, momentos de alegria e momentos de tristeza. Nossa grande esperança é a cruz que venceu o medo, o pecado e a morte.

Na Igreja, nas comunidades, na vida das pessoas, sempre chega um terremoto, e de repente. Deus permite isso por que precisamos deixar as seguranças, as estruturas.

Muitas realidades precisam de outro vento impetuoso como o de Pentecostes para fazer tudo novo outra vez.

A Palavra de Deus nos ensina que assim é a comunidade: lavam as feridas uns dos outros e fazem festa. Os irmãos não curam as feridas, mas lavam para não infeccionar a outros.

Uma comunidade está reunida por que todos encontraram o tesouro escondido e por isso vive a festa da Eucaristia.


+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo  Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog