quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Espiritualidade do Advento


Tempo Escatológico Cristão

Advento significa a presença iniciada do próprio Deus. Por isso, recorda-nos duas coisas: primeiro que a presença de Deus no mundo já começou e que ele já está presente de uma maneira oculta; em segundo lugar, que essa presença de Deus acaba de começar, ainda que não seja total, mas está em processo de crescimento e amadurecimento. É um tempo escatológico. É o já ainda não da salvação.

Na Antigüidade, era usada para designar a presença de um rei ou senhor, ou também do deus ao qual se presta culto e que presenteia seus fiéis no tempo de sua parusia.

A palavra Advento; este termo não significa espera, como poderia se supor, mas é a tradução da palavra grega parusia, que significa presença, ou melhor, chegada, quer dizer, presença iniciada.

Pode ser uma boa experiência deste tempo, reunidos em comunidade, em família, partilhar juntos, as luzes que cada um de nós temos acessas, pessoal ou comunitariamente.

Na esperança de um Deus que continua vindo e agindo em nosso mundo, somos convidados a aliviar nosso coração daquilo que nos mascara e desumaniza, para ter um coração mais fraterno e solidário.

Preparar os caminhos significa preparar um mundo novo, uma terra nova. Devemos saber ver a salvação de Deus, cobrir-nos como manto da justiça e revestir-nos do esplendor da glória do Senhor.


+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo  Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog