quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO - Ano B - (Marcos 13, 33-37) – 27/11/2011


Estejam preparados, pois Deus está próximo.

Começa hoje um novo ano litúrgico. A Igreja pretende fazer-nos viver no decurso de um ano os acontecimentos da vida de Jesus. Eles são para nós mistérios e fontes de graça. São motivo de reflexão e impelem a nossa vida para o espiritual na vida cristã que, vivida aqui na terra, aponta para mais além, para o Transcendente.

Iniciando, o ciclo anual de nossas celebrações nos ajuda a reviver toda a história da salvação. De modo que o cristão que participa com assiduidade da assembléia dominical vai crescendo sempre no conhecimento de Jesus Cristo.

Este domingo nos deixa uma reflexão importante sobre a presença permanente de Deus como sentido último de nossa existência e atuação em cada momento, principalmente no testemunho público e social de nossa fé, perante o mundo cada dia mais secularizado.

Essa presença é de alegria e esperança; é a presença deste Deus que se alegra com nosso compromisso evangelizador e nosso engajamento no encontro com o Senhor que vem carregando as sementes da Esperança cristã. As comunidades cristãs são já um sinal dessa nova realidade. Esses são os sinais da presença de Deus.

O Advento é nossa oportunidade de vigiarmos e estarmos atentos para descobrir os sinais da verdadeira presença de Deus e celebrá-los em nossa liturgia e em nossa oração.

Vigiemos, portanto, para que não vá acontecer que Deus esteja ao nosso lado ou em nossa própria vida e nos passe despercebido. Vigiar supõe estarmos vivos e atentos aos grandes e pequenos acontecimentos que têm lugar ao nosso redor.

O Advento é apelo evangélico que provoca a conversão à santidade, quer na Igreja, quer na vida familiar, profissional e social. A Igreja, que ao longo deste ano nos recordou o valor inestimável do mistério da Eucaristia, por ela nos recorda hoje o caminho para a santidade e para a espera alegre do Senhor que vem.

A liturgia não existe por acaso. Cada tempo litúrgico é repleto de riquezas que nos levam a Deus. Com o Advento não é diferente. A Igreja nos convida a buscar esta sintonia com as coisas do alto, desprendendo-nos do mundo e caminhando com fé e alegria pelo caminho da oração.



+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo  Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog