sexta-feira, 6 de abril de 2012

Domingo da Páscoa (Jo 20,1-9) - 08/04/2012



Este é o dia que o Senhor fez para nós

O Domingo de Páscoa é o ápice do ano litúrgico. Pela Eucaristia Cristo ressuscitado torna-se presente aqui no meio de nós, como há dois mil anos. E quer vir mais uma vez ao nosso coração, purificado pela penitência quaresmal e pelo sacramento do perdão.

A Liturgia, como sacramento pascal, faz-nos participantes da morte-ressurreição de Cristo. E como tal, faz-nos aparecer diante do mundo como homens e mulheres que saíram do túmulo, passaram pela morte e mediante a ela, ressuscitaram. Esta experiência se dá no seio da Igreja que ora, escutando a Palavra de Deus.

A Ressurreição de Jesus é o principal motivo evangelizador da Igreja. A Igreja, constituída sobre a rocha Pedro, que entra no túmulo e constata que o Senhor não está mais entre os mortos, existe para anunciar essa grande boa nova à humanidade.

A experiência da fé consiste, então, em descobrir que não vivemos mais por nós mesmos, mas que Cristo, é nossa vida em plenitude. Dizer sim a Cristo. É viver como Ressuscitado, isto é, na experiência de uma vida que nos é a todo momento dada do alto.

Só a ressurreição de Jesus pode dar sentido à nossa vida. Sem ela, vã é a nossa fé. Com a fé na ressurreição tudo ganha sentido: o compromisso por um mundo mais justo e humano e o serviço aos pobres, aos necessitados, aos crucificados e sepultados de hoje.

Abrindo-nos ao plano de Deus, ressuscitamos também nós a cada dia, e sentimos, verdadeiramente, a presença de Jesus ressuscitado em nossas vidas. Alimentando-nos no pão da sua Palavra e da Eucaristia, servindo a mesa do irmão, sentimo-Lo ressuscitado, vivo, no meio de nós.



+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog